
Como 90 segundos podem mudar sua vida!
Parece receita milagrosa ou chamada de algum produto da internet, mas não é. De fato, quando aplicamos uma simples técnica, desenvolvida pela cientista cerebral de Harvard Jill Bolte Taylor, começamos a ter um real autocontrole das nossas emoções reativas.
Sim, quem nunca chutou o balde e deixou a raiva e a ira falarem mais alto, a impaciência ser dominante, o medo e a tristeza ditarem as regras e perdeu boas oportunidades na vida amorosa, profissional e social?
A regra é clara, pra que funcione, preste atenção à sua respiração por 90 segundos. Simples assim, e como digo, o simples resolve. Essa pausa forçada, mostra para sua mente um caminho diferente. É como se acendesse um farol que irá te ajudar a lidar com as reações emocionais negativas.
Em menos de dois minutos, a calma traz benefícios palpáveis: autocontrole, reação mais ponderada, equilíbrio para o corpo. Para a Dra. Jill Bolte Taylor, autora do livro “A Cientista que Curou seu Próprio Cérebro”, quando você espera 90 segundos diante de uma emoção intensa, é possível pausar o pensamento associado a ela. Dessa forma, “qualquer emoção remanescente já não é mais uma resposta biológica, mas sim um pensamento que escolhemos manter”, explica a neurocientista.
Jill Bolte Taylor foi escolhida, em 2008, como uma das “100 Pessoas Mais Influentes do Mundo” pela revista Time. Ela nos apresentou essa regra simples que nos auxilia a agir estrategicamente para resolver conflitos, ao invés de alimentá-los.
Nossos gatilhos emocionais promovem alterações químicas no nosso corpo e para eliminar bastam 90 segundos.
Quando estamos em alerta total, em resposta de luta, fuga ou congelamento, que é a resposta do nosso corpo ao estresse, temos uma ferramenta disponível para controle dos pensamentos, que passa a reestimular todo esse sistema: a respiração.
Eu aprendi a respirar com consciência há muitos anos, de forma muito prática. No meu canal de YouTube tem um vídeo em que ensino o básico e eficaz. Comece do jeito que for possível, mas considere sempre começar.
A respiração profunda, a atenção plena e as técnicas de aterramento nos ajudam muito a lidar com o estresse e as reações negativas estimuladas por uma realidade de pessoas mais solitárias, inseguras, ansiosas, reativas e temerosas. Na dúvida, respire!
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como a técnica dos 90 segundos pode ajudar no controle emocional e na redução de reações impulsivas? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito!
Carla Brandão
Psicanalista e Escritora
https://www.acarlabrandao.com.br
https://www.instagram.com/carlabrandao11/
Confira também: Saúde Mental Não é Mimimi: Empresas Precisam se Adequar às Novas Normas
Participe da Conversa