
Como a Colaboração contribui no Aumento de Produtividade no modelo híbrido de trabalho?
Queridos leitores, usando uma expressão bem popular, falar de como a vida de grande parte das pessoas mudou após a pandemia é “chover no molhado”. Porém, o alvo de muita pesquisa e estudos, tanto os acadêmicos como empresariais, está na melhor forma de garantir aumento de produtividade. Nesse sentido, cabe destacar a pesquisa publicada na MIT Technology Review Brasil, com o título “O Futuro do Trabalho no Brasil” (clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo desse estudo).
Boa parte do que apresentaremos a seguir é reprodução do que consta do trabalho citado, conduzido pela IDC Brasil, a pedido do Google Workspace. Entrevistou-se quase 1300 colaboradores de grandes empresas brasileiras, de diversos setores e tamanhos, buscando identificar respostas sobre o tema e captar assim as percepções sobre as mudanças de cenários, de 2021 para 2022. Nesse contexto, a tecnologia tem se mostrado ser fator fundamental, tornando-se grande aliada no dia a dia das pessoas e das empresas.
Especialmente, deve ser citado que o modelo de trabalho híbrido, cada vez mais adotado desde o fim da pandemia, traz consigo uma série de desafios. E, entre os prós e os contras que podemos listar, evidencia-se não haver formato onde as pessoas possam desenvolver seus trabalhos sem levar em conta a capacidade de colaboração entre si. Com o apoio da tecnologia, as empresas tradicionais se aproximam cada vez mais das empresas nativas digitais, estas que são comumente associadas à agilidade, disrupção e inovação.
A seguir, algumas conclusões interessantes da pesquisa, a saber:
1. Com pessoas mais adaptadas, e simultaneamente se sentindo mais capazes de colaborar nos formatos flexíveis de trabalho, o uso das soluções de colaboração evoluiu.
A afirmação nasce do fato de que 84% dos entrevistados declararam que as soluções de colaboração permitem que os funcionários sejam mais produtivos e eficientes. Também, 83% das pessoas reconhecem que o uso dessas soluções faz com que colaborem mais e, ainda, 81% afirmaram que o uso dessas soluções transformou a forma com a qual a empresa e seus funcionários interagem positivamente.
2. Com profissionais mais colaborativos e a tecnologia funcionando a favor, os negócios começam a ter impactos mais sólidos a partir do uso dessas soluções de colaboração.
Esse cenário foi constatado junto a 50% dos entrevistados, que afirmaram ter ocorrido aceleração no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Para 40%, avançou-se mais rapidamente com iniciativas de inovação e, também, a empresa conseguiu transformar a forma como solucionar problemas de diversos tipos
3. Falando de tecnologias que estimulam a colaboração dentro das empresas, usuários do Google Workspace possuem percepções positivas acerca do seu impacto no trabalho.
Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre por que tecnologia e colaboração são fundamentais no aumento da produtividade? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Até a próxima postagem!
Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br
Confira também: Upskilling ou Reskilling: Qual a melhor opção?
Participe da Conversa