Como a Colaboração contribui no Aumento de Produtividade no modelo híbrido de trabalho?
Queridos leitores, usando uma expressão bem popular, falar de como a vida de grande parte das pessoas mudou após a pandemia é “chover no molhado”. Porém, o alvo de muita pesquisa e estudos, tanto os acadêmicos como empresariais, está na melhor forma de garantir aumento de produtividade. Nesse sentido, cabe destacar a pesquisa publicada na MIT Technology Review Brasil, com o título “O Futuro do Trabalho no Brasil” (clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo desse estudo).
Boa parte do que apresentaremos a seguir é reprodução do que consta do trabalho citado, conduzido pela IDC Brasil, a pedido do Google Workspace. Entrevistou-se quase 1300 colaboradores de grandes empresas brasileiras, de diversos setores e tamanhos, buscando identificar respostas sobre o tema e captar assim as percepções sobre as mudanças de cenários, de 2021 para 2022. Nesse contexto, a tecnologia tem se mostrado ser fator fundamental, tornando-se grande aliada no dia a dia das pessoas e das empresas.
Especialmente, deve ser citado que o modelo de trabalho híbrido, cada vez mais adotado desde o fim da pandemia, traz consigo uma série de desafios. E, entre os prós e os contras que podemos listar, evidencia-se não haver formato onde as pessoas possam desenvolver seus trabalhos sem levar em conta a capacidade de colaboração entre si. Com o apoio da tecnologia, as empresas tradicionais se aproximam cada vez mais das empresas nativas digitais, estas que são comumente associadas à agilidade, disrupção e inovação.
A seguir, algumas conclusões interessantes da pesquisa, a saber:
1. Com pessoas mais adaptadas, e simultaneamente se sentindo mais capazes de colaborar nos formatos flexíveis de trabalho, o uso das soluções de colaboração evoluiu.
A afirmação nasce do fato de que 84% dos entrevistados declararam que as soluções de colaboração permitem que os funcionários sejam mais produtivos e eficientes. Também, 83% das pessoas reconhecem que o uso dessas soluções faz com que colaborem mais e, ainda, 81% afirmaram que o uso dessas soluções transformou a forma com a qual a empresa e seus funcionários interagem positivamente.
2. Com profissionais mais colaborativos e a tecnologia funcionando a favor, os negócios começam a ter impactos mais sólidos a partir do uso dessas soluções de colaboração.
Esse cenário foi constatado junto a 50% dos entrevistados, que afirmaram ter ocorrido aceleração no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Para 40%, avançou-se mais rapidamente com iniciativas de inovação e, também, a empresa conseguiu transformar a forma como solucionar problemas de diversos tipos
3. Falando de tecnologias que estimulam a colaboração dentro das empresas, usuários do Google Workspace possuem percepções positivas acerca do seu impacto no trabalho.
Antes que alguém possa me criticar como se eu estivesse fazendo apologia ao Google Workspace, quero deixar claro que apenas trouxe aos leitores o resultado de pesquisa recente sobre trabalho híbrido e, além disso, a colaboração para o aumento da produtividade. Qualquer outra ilação será apenas uma viagem fantasiosa e fora de propósito. Vou finalizando com a sugestão de que leiam a pesquisa completa e debatam com seus colaboradores. Se você é coach ou mentor, faça isso com seus clientes.
Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre por que tecnologia e colaboração são fundamentais no aumento da produtividade? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Até a próxima postagem!
Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br
Confira também: Upskilling ou Reskilling: Qual a melhor opção?
Participe da Conversa