Não só aqui, mas em vários outros países, as mídias sociais e a pressão popular têm eleito representantes para o governo que apresentam disposição para trazer o novo e que tenham o objetivo de um mundo melhor, pois se nós, como povo, não tomarmos atitudes e fizermos a nossa parte, a humanidade caminhará para uma situação que até imaginar nos traz horror.
De um modo geral estes novos governos, após eleitos, passam por turbulências, pois o povo busca por mudanças urgentes, o que nem sempre é possível. Deixar o status quo é difícil, lento e desgastante. Isto vem acontecendo em vários países e não foi diferente na Nova Zelândia, que elegeu uma primeira ministra de apenas 38 anos que se apresentou com uma plataforma política alinhada com os anseios da população.
Com Jacinda Ardern, a primeira ministra eleita, não foi diferente: Enfrentou greves, passeatas e desconfiança após assumir, porém a empatia apresentada após o massacre em duas mesquitas, mudou o rumo de sua história e hoje é aclamada pela população.
Empatia é uma Soft Skill essencial para todos que almejam uma posição de liderança, sem ela fica quase impossível exercer esta atividade
Os profissionais, sejam gestores ou não, necessitam desenvolver a empatia caso queiram ter uma carreira profissional em constante ascensão, porém não é muito simples, pois necessitam aprender uma série de coisas e desaprender outras tantas.
Um dos primeiros degraus a serem galgados é o de ter consciência de tudo que o cerca, perceber a realidade das coisas como realmente são sem deixar que fatores externos turvem a sua percepção. O ponto de partida para esta jornada é conhecer-se a si próprio, perceber suas emoções e por qual motivo ele as tem.
A empatia comumente é apresentada de forma simples como sendo a capacidade de se colocar no lugar do outro, porém de uma maneira mais completa. Posso dizer que empatia é a capacidade de reconhecer os pensamentos e sentimentos de outras pessoas e porque elas os têm.
Empatia é uma das soft skills mais importantes para aqueles que estejam iniciando uma carreira como gestores, pois somente reconhecendo os pensamentos e sentimentos dos colaboradores é que conseguirão transformar uma equipe em um time, onde todos atuam em benefício comum.
Participe da Conversa