fbpx

Como a Tecnologia influenciará Nossas Vidas nos próximos anos?

A inovação é fundamental para o futuro bem-estar da sociedade e para impulsionar o crescimento econômico. Mas como a Tecnologia influenciará (de fato) Nossas Vidas nos próximos anos?

Como a Tecnologia influenciará Nossas Vidas nos próximos anos?

Como a Tecnologia influenciará Nossas Vidas nos próximos anos?

Amigos leitores, este espaço tem por objetivo trazer estudos de base técnica e científica que possam, de alguma forma, contribuir com os gestores e lideranças para a melhor condução futura de seus negócios. E, decerto, queremos que seja uma postagem a apontar aos profissionais, de todas as áreas de atividades, o contexto em que estarão inseridos em seu cotidiano nos anos à frente. As fontes de informação utilizadas têm respaldo da comunidade internacional e, nesta postagem, acessamos projeções apresentadas pelo WEF – Fórum Econômico Mundial, em uma publicação de Março de 2022 (assinada por James Forsyth – da Community Lead South Asia/ASEAN and Member Relations – Young Global Leaders).

Dada a extensão da publicação, com a opinião de especialistas e com muita informação, aqui abordaremos as projeções de forma resumida. Para cada pessoa haverá um peso diferenciado de aplicabilidade quando se aborda temática específica, mas a visão geral e integrada fará enorme sentido aos leitores. O WEF abre o conteúdo com um comentário relevante: a inovação é fundamental para o futuro bem-estar da sociedade e para impulsionar o crescimento econômico. A comunidade Young Global Leaders é composta por empreendedores de todo o mundo. Profissionais altamente envolvidos no projeto, desenvolvimento e implantação de novas tecnologias e inovações. Para ler a matéria completa (em inglês), acesse aqui.

A Minute on the Internet in 2021 (Um minuto na Internet em 2021)

Como a Tecnologia influenciará Nossas Vidas nos próximos anos?

Cabe começar por um quadro em que está apresentada a dinâmica hoje existente na internet, base de praticamente toda a evolução tecnológica futura. Os avanços em inteligência artificial, robótica e automação cresceram ao longo da pandemia. As vacinas contra a Covid-19, derivadas de uma tecnologia considerada marginal até há pouco tempo, foram desenvolvidas e aplicadas em bilhões de pessoas em fração do tempo normal do que tem sido o processo de seu desenvolvimento. A infraestrutura digital, implantada em todos os setores da vida, reformulou a maneira como trabalhamos e também permitiu novas formas de colaboração, no mundo todo.

Os líderes de hoje enfrentam a tarefa de tomar decisões difíceis que podem ter um impacto profundo na força de trabalho e no bem-estar dos colaboradores, em um ambiente que tem sido muito incerto (e por vezes ameaçador). Novos riscos também surgiram com a alta quantidade de conteúdo criado na internet, bem como com ataques cibernéticos mais frequentes (os quais geram alto custo para as empresas-alvo de hackers).

A seguir, vamos pontuar as principais indicações que são apresentadas pela WEF, nessa projeção citada, a saber:

Melhor planejamento estratégico por meio da teoria dos jogos e Inteligência Artificial (IA).

Novas ferramentas computacionais e de IA já estão sendo usadas por líderes empresariais para orientar a tomada de decisões estratégicas. Na próxima década, os programas se tornarão mais poderosos e serão aplicados em novas e diferentes configurações. Construídas com base na teoria dos jogos, essas ferramentas poderão resolver problemas mais complexos (alguns deles até “caracteristicamente humanos”), identificando padrões e encontrando assim novos caminhos para alcançar objetivos estratégicos.

Mais informações, melhor gerenciamento.

O acesso de gestores e lideranças a novas (e relevantes) informações tem crescido em ritmo impressionante. Para liderar efetivamente na próxima década (e além), empresas e governos devem coletar, analisar e agir em tempo real com base em informações e dados disponíveis. Novas tecnologias irão combinar mais acessibilidade a esses conteúdos com melhores plataformas para visualizá-los, resumi-los e analisá-los. Consolidações precisas e rápidas serão a base de uma sólida e sustentável tomada de decisão pelas lideranças e gestores, quando serão necessários ainda mais dados. Mas também dependeremos das tecnologias adequadas para colocar tudo isso em funcionamento.

Tecnologia aplicada para valorizar o talento humano

A pandemia ensinou os gestores e lideranças de que seria necessária uma revolução no mundo empresarial para enfrentar aquela realidade global sem precedentes. Mais do que nunca, a tecnologia tem, de fato, influenciado e desempenhado um papel fundamental na reformulação da maneira como trabalhamos, na nossa vida e na solução de alguns dos principais desafios empresariais. A infraestrutura digital substituiu o local de trabalho físico de maneira significativa, permitindo nascer uma força de trabalho produtiva e equilibrada mesmo que com horários assíncronos. O próximo desafio é o de continuarmos a construção de um propósito que podemos compartilhar, ainda que à distância, usando a tecnologia para ampliar a percepção e o talento humano.

Tecnologia que mantém pessoas conectadas e produtivas

Estatísticas confiáveis mostram que cerca de 20% da força de trabalho está desperdiçando perto de 30% de seu tempo, enquanto metade das pessoas também estão se sentindo esgotadas. Os líderes devem encontrar maneiras de valorizar o tempo dos funcionários, evitando desperdícios, bem como reduzindo o trabalho repetitivo. Empresas inovadoras estão implementando softwares, hardwares, IA e outros avanços tecnológicos para manterem os colaboradores conectados, seguros, produtivos e, além disso, gerando a capacidade de atrair novos talentos. Não há como negar o incrível impacto que a tecnologia no local de trabalho teve no escritório tradicional e como ela continuará a impactar o futuro do ambiente empresarial, influenciando a vida das pessoas.

A Inteligência Artificial (AI) pode maximizar o lucro e acelerar o crescimento

Onde está sendo aplicada, a IA apoia decisões de investimento usando dados – versus heurística – para determinar quais empreendimentos e/ou negócios estão prontos para vencer. Nesses casos, as plataformas tecnológicas atuam explorando situações que podem comprometer o lucro e incluindo opções decisórias no processo de investimento historicamente orientado por humanos. A IA pode também ser inserida no contexto empresarial como força motriz que permite encontrar as melhores oportunidades para investir. Independentemente de quais os critérios que serão utilizados, caso a caso.

Cibersegurança – o pilar da confiança na economia digital

Especialistas projetam que o mercado global de segurança cibernética chegue a US$ 232 bilhões, em 2022, com um crescimento de 70%, desde 2017. Ao longo de 2021, e somente em Israel, as startups de segurança cibernética arrecadaram US$ 8,8 bilhões. Isso mostra que a cibersegurança será o pilar da confiança na economia digital. Vale complementar, a partir de outras contribuições de estudiosos recebidas pelo WEF, de que reconhecer e aprimorar o processo decisório com base em adequada análise de dados, em um ambiente de segurança e agilidade, forma o conjunto fundamental para alcançar melhores decisões e sucessos futuros.

Por fim, e a partir de outros estudos recentes do WEF, pode-se afirmar que soluções para desafios globais mais urgentes estarão nas tecnologias emergentes. Além disso, na conectividade em evolução, à medida que logo chegaremos à era 6G. Então, tendências significativas dominarão a conectividade, em que as redes que usam tecnologia emergente deverão se adaptar. Contudo, tão importante quanto, neste momento líderes empresariais e políticos precisam responder com urgência:

  • Como construir uma sociedade, de fato, mais forte e mais saudável do que antes da pandemia?
  • Como reverter a desaceleração global nas taxas de produtividade?
  • E como reduzir impactos no planeta limitando o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais?

A forma como o mundo responderá a essas perguntas críticas determinará desde a segurança alimentar até a expectativa de vida. O que já está claro, é que medidas pontuais e discretas não farão o trabalho. Os desafios de hoje precisam de soluções conjuntas em que governos, reguladores, empresas, organizações do terceiro setor e comunidades participem. A tecnologia essencialmente ajudará, mas a decisão final (seja ela qual for) sempre será humana. Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br. Até o mês que vem!

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como a tecnologia influenciará nossas vidas nos próximos anos? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: E assim caminha a Humanidade!

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa