Como Alcançar (DE VERDADE) uma Vida Feliz e Saudável?
Este artigo foi inspirado numa pesquisa de 75 anos ininterruptos que acompanhou 724 homens ao longo de sua vida adulta para determinar o que mais contribui para uma vida feliz e saudável. Esta pesquisa foi conduzida pela Universidade de Harvard e então divulgada pelo diretor atual da pesquisa, Robert Waldinger.
Ao longo dos anos, os pesquisadores realizaram entrevistas com os participantes e suas famílias, analisaram seus registros de saúde e pesquisaram suas vidas. O estudo gerou então dados que apontam para uma clara e crucial revelação:
“Bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis”.
Riqueza, sucesso e fama podem parecer atraentes, mas na realidade a pesquisa mostra que relacionamentos fortes e acolhedores são os pontos-chave mais importantes na vida do Ser Humano.
A principais conclusões, a saber:
- Bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis;
- Conexões sociais são cruciais para uma boa vida, a solidão pode ser mortal;
- Pessoas com relacionamentos afetuosos vivem mais e são mais contentes do que aquelas que estão em relacionamentos conflitivos;
- Pessoas com relacionamentos de apoio e de reciprocidade tendem a perder menos a memória.
Uma forte recomendação é que tenhamos mais tempo para as pessoas que amamos e sugere buscarmos as pessoas que se afastaram de nós.
Mas o estudo ofereceu estas conclusões que nos fazem pensar muito:
Pessoas mais isoladas do que elas gostariam, descobrem que são menos felizes, sua saúde decai desde a meia idade, seu cérebro se deteriora mais cedo e vivem então vidas mais curtas do que aquelas que não são solitárias.
As conexões sociais são cruciais para uma vida saudável e feliz. A solidão é mortal. Quem desenvolve relações mais próximas e tem mais amigos, vive mais e tem assim uma melhor qualidade de vida do que as que vivem mais isoladas ou solitárias.
A qualidade dos relacionamentos importa. Pessoas em relacionamentos com mais afeto e com apoio vivem mais que aquelas que estão em relacionamentos conflitivos. Além disso, as pessoas com relacionamentos fortes lidam melhor com a dor emocional e física.
Pessoas mais acolhedoras têm menos perda de memória. Quando as pessoas sentem que têm apoio de seus parceiros ao longo de suas vidas, suas memórias permanecem, de fato, mais claras em idades mais avançadas.
Não há uma solução rápida para uma vida boa. Nutrir relacionamentos requer energia e empenho, mas as pessoas mais felizes na velhice “foram as bem relacionadas, com a família, amigos e com a comunidade”.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como alcançar uma vida feliz e saudável</strong? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Marcos Wunderlich
Formador em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®
https://holos.org.br
Confira também: Não morda a isca!
Participe da Conversa