Como aprender com as minhas emoções?
Quantas emoções será que experimentamos durante um dia?
Somente com autoconsciência pode-se compreender se o dia será de muitas ou um dia mais tranquilo diante os estados emocionais. Contudo, antes de iniciar, vale sempre a pena relembrar o conceito:
“Emoções são estímulos desencadeados pelos pensamentos que envolvem as reações orgânicas em nosso corpo criando uma percepção de realidade”
Fale-se muito em desenvolver inteligência emocional, entretanto, isto é possível ao reconhecer o que essas emoções querem sinalizar.
Na ilustração abaixo, temos a Roda das Emoções, teoria do psicólogo evolucionário David Hawkins.
Analise a roda de fora para dentro, o quanto você sente numa escala de 0 a 10 em relação aos sentimentos que estão mais às margens dessa roda?
A junção dos sentimentos, tornam-se base para outros sentimentos, até que a junção destes chegamos nas emoções primárias. É um resultado bem interessante identificar nossa percepção antes e depois de realizar uma reflexão sobre o que mais sinto durante o cenário atual.
Após o exercício que têm por objetivo estimular a autoconsciência, entenda que emoções são sinais que transmitem uma mensagem. Esteja atento e não alienado em relação às mensagens, pois isso diz muito como está o seu estado de humor no decorrer dos dias, o que deve fazer para que um estado emocional negativo seja transformado para positivo e principalmente, aumente o seu nível de energia para a realização das suas atividades.
E como tudo o que é bom, pode ser cada vez melhor, Hawkins aprimorou a sua roda criando uma tabela que por base tomou a frequência de energia emitida pelas células de acordo com a vibração daquelas emoções.
Suas emoções e sentimentos falam muito sobre você. Nesse caso, que sinal elas desejam comunicar a você Como aprender com as emoções?
Ser inteligente emocional é conseguir realizar uma autorreflexão, buscar alimentar seus pensamentos com percepções realistas, buscar conteúdos que elevam seu humor ao positivo e agir para que as emoções positivas virem uma rotina; as negativas sejam fortalecedoras para a sua vida.
“O meu mundo exterior é um reflexo do que sinto”.
Grande abraço,
Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/
Confira também: Controlando suas Emoções
Participe da Conversa