fbpx

Como Assumir a Responsabilidade pelos Seus Relacionamentos?

Poucos trabalham sozinhos e atingem resultados sozinhos. Gerenciar a si mesmo exige assumir responsabilidade pelos relacionamentos, o que implica em duas coisas. Saiba quais são neste artigo.

Como Assumir a Responsabilidade pelos seus Relacionamentos?

Como Assumir a Responsabilidade pelos Seus Relacionamentos?

Poucos trabalham sozinhos e atingem resultados sozinhos. A maioria trabalha em equipe e é eficiente coletivamente. Isso vale tanto para funcionários de uma organização quanto para autônomos. Gerenciar a si mesmo exige assumir responsabilidade pelos relacionamentos, o que implica em duas coisas, a saber:

A primeira é aceitar que outras pessoas são únicas quanto você e vão se comportar como seres humanos.

Lembre-se da importância da Humildade.

A humildade não é definida pela conduta ou atitude autodepreciativa, mas para quem tem forte autoestima e estima reservada ao outro.

Para ser humilde, em geral, é preciso se sentir bem de verdade consigo mesmo. E é preciso ajudar aqueles ao seu redor a se sentirem bem na própria pele.

A característica comum aos humildes é um senso de pertencimento, difícil de encontrar nos orgulhosos.

A segunda parte da responsabilidade pelo relacionamento é assumir a responsabilidade pela Comunicação.

Em todos os processos de coaching pessoal, executivo, de equipes, as primeiras queixas que ouço, quando começo a trabalhar se referem a conflitos de personalidade.

Então vamos buscar uma ferramenta de apoio na solução desses conflitos? E aí mencionaremos novamente a humildade.

Sendo ela uma habilidade que dá poder à inteligência comunicacional, e que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, para o reconhecimento das próprias falhas, compartilhar obstáculos, e falar abertamente sobre erros e acertos gerando um sentimento de identificação poderoso.

Conversar, em vez de rebater, analisar em vez de criticar, e saber escutar ativamente. Tudo isso colabora para a solução desses conflitos de relacionamento, e a construção de relações em equilíbrio.

Não somos uma ilha, necessitamos uns dos outros, e acredito que vale bem mais a pena cuidarmos dos nossos relacionamentos do viver em eterno conflito.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como assumir responsabilidade pelos relacionamentos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um Grande abraço e te espero!

Cynthia Ayres de Abreu
https://www.linkedin.com/in/cynthia-ayres-de-abreu/
cynthia.ayres@blc.net.br

Confira também: Inteligência Emocional x Emoções: Bloqueiam ou Potencializam?

 

Cynthia Ayres de Abreu é Especialista em Biopsicologia pela Universidade Federal de São Paulo e Bacharel em Comunicação Social pela FAAP. Coach pelo International Association of Coaching Institute, do Reino Unido, e pela SLAC. Possui também Counseling e Mentoring pela FIA/USP e Assesment DISC. Participou do programa Fantástico na matéria sobre “Atenção Plena e Produtividade” e, na área acadêmica, implementou trabalho científico para gestão das emoções e da dor na FMABC.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa