Em minha mensagem de final de ano usei como fundamento a palavra “gratidão”. Muitos retribuíram os votos e para minha surpresa alguns perguntaram em “como aumentar a minha capacidade de liderança com gratidão”? Parece que inconscientemente a gratidão está sendo incorporada, como uma necessidade, na vida pessoal e profissional das pessoas.
Talvez ainda não tenham encontrado as razões e os benefícios de sermos gratos, Talvez, por temer aqueles apelos de autoajuda, estejam se esquivando, mas sugiro uma análise isenta de emoções, das vantagens em sermos gratos. Mas não é este o tema de hoje, mas sim em como aumentar a capacidade de liderança com a gratidão.
A liderança com gratidão se realimenta a cada ato, se fortalece e solidifica.
O segredo para liderança com gratidão não é pensar em “gratidão” como um sentimento, mas sim como um comportamento que deve ser incorporado. Este comportamento pode começar quando, ainda hoje, disser um “muito obrigado”.
Durante os meus programas de Coaching quando falo em gratidão sempre surge uma pergunta: Quais são os benefícios da gratidão?
Minha resposta é sempre a mesma: existem inúmeros benefícios, mas só estes aqui já bastam para que você passe a incorporar este comportamento em sua vida profissional e pessoal:
- Melhoram os relacionamentos;
- Expressa o seu respeito pelo outro;
- Eleva a confiança e o moral da equipe;
- Muda o nível da liderança que você exerce;
- Aproxima as pessoas;
- Diminuem as divergências existentes na equipe;
- Elimina todo e qualquer ressentimento;
- Reduz o estresse corporativo;
- Aumenta a autoestima individual e do grupo.
Veja algumas dicas para expressar o seu comportamento de gratidão, incorpore estas frases em seu dia a dia:
- Você é importante;
- Fazemos parte do mesmo time;
- Eu respeito e admiro o que você faz;
- Você também é responsável pelo sucesso deste projeto;
- Com a contribuição de todos, esta equipe está em busca da excelência;
- Existem outras frases, procure-as dentro de você.
Hoje nossa vida pessoal e profissional exige que estejamos sintonizados com as mudanças dos comportamentos, em todas as esferas. Um modelo fechado, não flexível somente nos levará a ficarmos distantes da realidade que nos cerca.
Participe da Conversa