A Inteligência Emocional (IE) pode ser desenvolvida e isto é uma excelente notícia para os profissionais que desejam se beneficiar das grandes vantagens que isto acarreta, entre elas uma melhor liderança e a motivação das equipes.
Podemos identificar 4 aspectos principais da IE:
- Autoconsciência (Percebendo as próprias emoções)
- Autogerenciamento (Conseguir raciocinar e agir sob pressão)
- Consciência Social (Percebendo as emoções dos outros)
- Gestão de relacionamentos (Relacionamentos interpessoais)
É uma ferramenta útil para auxiliar as pessoas a navegar em seus mundos sociais e profissionais. Os empregadores preferem os funcionários que mantenham a calma quando estão sob pressão, que respondem bem as críticas e ajudem a resolver conflitos apresentando soluções.
Para você saber como está a sua Inteligência Emocional, analise se você é alguém que:
√ Conhece os seus pontos fortes e fracos?
√ Está aberto a mudanças e novas ideias?
√ É otimista mesmo quando as coisas vão mal?
√ Compreende com facilidade os pontos de vista da outra pessoa?
√ Sabe identificar as reais emoções dos outros?
Você poderá aumentar o seu quociente de Inteligência Emocional, colocando em pratica estas características:
- Conhecer a si próprio
- Entender o outro
- Treinar a Comunicação não verbal
- Treinar a comunicação verbal
- Aprender a ouvir
- Ser assertivo
O caminho mais curto para o desenvolvimento da Inteligência Emocional é participar de um programa de Coaching, presencial ou via WEB, de modo a entender e traçar objetivos para o aprimoramento pessoal e profissional.
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