Como aumentar o engajamento nas redes sociais
Em tempos de alcance orgânico cada vez mais baixo, aumentar o engajamento nas redes sociais é um desejo de todas as marcas. Mas o que fazer então para produzir conteúdos que atraiam, atendam às expectativas do público e, consequentemente, proporcionam resultados efetivos?
Neste artigo, listo 7 dicas práticas para você implementar imediatamente, a saber:
1) Relacione-se ao máximo com seus seguidores/curtidores
Quanto mais você interage com um usuário, maiores são as chances de ele receber organicamente seus próximos posts. Isso porque a rede social identificará uma afinidade entre vocês. E o objetivo de Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, é sempre reter ao máximo a pessoa na rede. Com conteúdos que agradam, isso tende a acontecer com mais facilidade.
2) Responda todos os comentários
Não importa se alguém apenas marcou outra pessoa no seu post: responda da mesma forma, agradecendo pelo compartilhamento, por exemplo. Além de soar simpático e demonstrar que você está atento à movimentação na sua rede, essas conversas potencializarão a afinidade entre vocês. E, desse modo, resultará em maior alcance orgânico futuro.
3) Seja criativo para criar conteúdos “compartilháveis”
Aqui você pode pensar em algo até informal, que estimule as pessoas a marcarem outras. Já viu aqueles posts com “marque aquele seu amigo de quem você adoraria ganhar este presente”? Então… A ideia é justamente esta. Essas marcações farão com que seu conteúdo alcance mais pessoas, que ainda nem fazem parte da sua rede. E quanto mais curtidas no seu post, mais “peso” ele terá para a rede social.
4) Faça fotos e vídeos de bastidores
As pessoas são curiosas por natureza e adoram ver conteúdos deste tipo. Se é uma empresa, que tal mostrar funcionários que são muito importantes, mas que nunca aparecem? No caso de um profissional liberal que faz home office, como é o seu escritório em casa? Como é o ambiente onde você sempre grava os vídeos ou faz as lives?
5) Pergunte que tipo de conteúdo seu público deseja
Conhecer detalhadamente a persona é obrigatório e ajuda no processo de produção. Mas nada melhor do que abrir espaço para seus seguidores/curtidores opinarem. Quais assuntos eles gostariam que você abordasse de fato? Quais são as dores que eles têm? Preferem conteúdos em vídeo ou texto? Ou lives ou vídeos gravados? Os Stories, do Instagram, têm os recursos de fazer uma pergunta e criar enquetes. Use então essas funcionalidades!
6) Avalie conteúdos diferentes para cada rede social
Você precisa descobrir o comportamento dos seus usuários. E não necessariamente um mesmo conteúdo tem que entrar em todas as redes (mas isso também não é proibido). O Instagram, por exemplo, é puramente visual. O engajamento num post que divulga um artigo, por exemplo, certamente não terá o mesmo impacto da publicação no Facebook ou LinkedIn.
7) Analise os melhores dias e horários para publicar
Esta é outra análise importante que você precisa fazer. Existem ferramentas que analisam isso de forma muito fácil e entregam as métricas de forma compilada. Mas esses dados também estão disponíveis em cada rede social. Um trabalho como social media vai (muito!) além de apenas produzir e publicar posts.
Tudo isso, claro, com consistência e organização. Assim, as chances de você ter mais resultados orgânicos com suas redes aumentam consideravelmente.
Mãos à obra!
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Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
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