Amigos leitores, dessa vez, proporcionarei, não um artigo de minha autoria, mas compartilharei com vocês um texto muito bacana que li no blog do colega Vilella da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, em que nos ensina a lidar com os nossos nervos, num ambiente tão competitivo como é o do trabalho!
Tenho certeza que ao leram, compreenderem e principalmente usarem no dia dia, certamente desenvolverão habilidades em que o tornará uma pessoa diferenciadas perante a maioria. Se o mundo tivesse mais essa consciência, sem sombras de dúvida, seria um lugar melhor para se viver!
Boa leitura e reflexão.
É preciso saber lidar com situações estressantes
No dia a dia, é preciso saber lidar com situações estressantes que podem levar qualquer um a perder a cabeça. São muitos os momentos em que é difícil manter a calma e agir com serenidade, seja na hora de ouvir um sermão do chefe, conviver com colegas impertinentes ou escutar reclamações infundadas de um cliente. Saber como se portar no trabalho e trabalhar em equipe é fundamental. Confira dicas para controlar os nervos e não deixar sentimentos negativos tomarem conta das suas atitudes.
Pare e pense
Ações sob qualquer nível de tensão ou estresse tendem a não atingir o objetivo desejado e somente agravar a situação. Portanto, quando sentir que está prestes a explodir, não faça nada. Conte até dez, respire fundo e espere a maré se acalmar. Com a mente limpa, certamente será mais fácil resolver problemas e interromper discussões que não chegarão a nenhum consenso.
Use a cabeça
Não deixe as emoções ou o passado ditarem a sua forma de se relacionar e agir com as pessoas. Busque compreender, racionalmente, o que está acontecendo à sua volta e assim poderá encontrar respostas claras e o caminho certo a seguir.
Seja compreensivo
Se o colega “explodiu” e fez xingamentos em alto e bom som, não faça o mesmo. Quando o subordinado não atingir a meta do mês, não grite ou perca o controle. Procure saber o que o levou a tomar tal atitude ou a não conseguir cumprir o acordado. Ao entender os motivos e o que de fato ocorreu, será mais fácil portar-se adequadamente. Conhecer a si próprio também é importante neste processo.
Converse
Estabelecer um diálogo é a melhor saída para solucionar qualquer questão. Demonstre que respeita e está apto a escutar o que o outro tem a dizer. Exponha seus pontos de maneira coerente; qualquer diferença pode ser solucionada por meio da boa comunicação.
Extravase
Todo o estresse diário é absorvido e precisa, de alguma forma, ser extravasado. Se algo o chateou durante a jornada na empresa, permita-se chorar em casa ou gritar até colocar toda a raiva acumulada para fora.
Mexa-se
É comprovado que atividades físicas liberam endorfina, aumentando a sensação de bem-estar. Portanto, esportes são altamente recomendados para diminuir o nível de esgotamento. Aprender técnicas de meditação e relaxamento também pode ser útil.
Em qualquer esfera da vida, será preciso encarar as adversidades e tirar lições de cada situação. A administração de conflitos no trabalho é fundamental para evoluir e ser bem sucedido.
Fonte/Créditos: Sociedade Brasileira de Coaching
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