Como criar estratégias de engajamento que promovem a equidade nas empresas?
A Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP) nas empresas são fundamentais para impulsionar a inovação, melhorar o desempenho organizacional e criar um ambiente de trabalho mais justo e equitativo.
No entanto, a mera adoção de políticas de diversidade não garante automaticamente um ambiente inclusivo e engajado. Para que esses valores sejam, de fato, efetivamente integrados à cultura organizacional, é crucial implementar estratégias voltadas para este objetivo.
Cultura da organização
Para que um programa de DEIP seja efetivo, é fundamental que tenha o apoio da alta direção, pois, deve fazer parte dos valores da empresa e ser praticado diariamente. É essencial que a alta direção tenha a ciência dos benefícios destes programas para a organização.
Então o primeiro passo é a apresentação de dados quantitativos sobre tais benefícios e estratégias de outras empresas com programas mais maduros deixando explícito os resultados que estas empresas usufruíram a partir do programa. Uma frase famosa de Peter Drucker diz “A Cultura come a estratégia no café da manhã” ilustra bem as consequências e uma estratégia que não foi , de fato, inserida na cultura da organização.
Liderança Inclusiva
Os líderes desempenham um papel fundamental na promoção da diversidade e inclusão e tem o papel de disseminar esta cultura, demonstrar um compromisso genuíno e cuidar para que se pratique os valores da organização no dia a dia.
Promover a diversidade nos níveis mais altos da hierarquia organizacional não apenas envia uma mensagem clara sobre a importância dessas questões, mas também inspira confiança e engajamento entre os funcionários.
Educação e Conscientização
Um erro comum nas empresas é acreditar que ações pontuais são suficientes. Você já deve ter presenciado empresas que reúnem seus colaboradores com frequência baixa ou somente em datas comemorativas, mas, não praticam a diversidade no dia a dia. Os resultados são proporcionais ao empenho.
Promover Programas de treinamento, ações afirmativas e de comunicação interna contínuos são essenciais para aumentar a conscientização sobre a diversidade e a importância da inclusão. Esses programas devem abordar questões como vieses inconscientes, regras de convivência, acolhimento, privilégios, fornecendo às equipes as ferramentas necessárias para reconhecer e enfrentar esses desafios.
Atração e Seleção equitativos
A área de Atração e Seleção é o cartão de visita de uma organização. Se num primeiro contato, o colaborador percebe uma divergência entre discurso e prática ou que não terá acolhimento conforme sua necessidade, a relação de trabalho já começa ruim.
As estratégias de recrutamento devem ser revisadas para garantir a equidade e a diversidade no processo de seleção. Garantir ambientes acessíveis, acolhedores, que reconheçam as diferenças dos indivíduos, com profissionais e líderes preparados. Um plano de carreira coerente, programas de mentoria, políticas claras que apoiem o desenvolvimento do colaborador para apresentar ao candidato.
Indicadores, Metas e Avaliação de Resultados
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” A célebre frase do professor norte-americano William Edwards Deming, estudioso dos processos produtivos, revela que a busca por indicadores de desempenho deve ser uma preocupação do bom gestor.
Criar métricas que irão permitir avaliar o quão o programa está caminhando na direção e velocidade proposta é fundamental. Para tanto é necessário fazer um Diagnóstico da organização, realizado a partir de um Censo de Diversidade amplo, que mostre quantas pessoas pertencentes a grupos minorizados a empresa tem em seu quadro e aonde se concentram dentro de um contexto hierárquico.
Outra forma é a realização de uma pesquisa de clima para compreender a percepção das pessoas em relação ao ambiente. Se sentem-se seguras, ouvidas, atendidas em suas necessidades e tenham a possibilidade de propor mudanças.
Estas avaliações devem ser periódicas e ajudam a identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias conforme necessário.
Conclusão
As estratégias de engajamento de diversidade e inclusão nas empresas devem ser holísticas, abrangendo desde a liderança comprometida até a criação de uma cultura organizacional inclusiva e equitativa.
Ao priorizar a diversidade e a inclusão, as empresas não apenas fortalecem sua reputação e atratividade como empregadores. Elas também impulsionam a inovação, a criatividade e o desempenho geral.
Investir em diversidade e inclusão não é apenas a coisa certa a se fazer, mas também é uma decisão inteligente que traz benefícios tangíveis para as empresas e para a sociedade como um todo.
Quer saber mais sobre como implementar estratégias efetivas na sua organização? Conte comigo, meu nome é Luciano Amato, sou CEO da Training People, empresa especializada em implantação de Programas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento. Coloco à sua disposição mais de 18 anos de vivência e implementações de sucesso.
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Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/
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