fbpx

Como Driblar (DESDE JÁ) os Pensamentos Negativos

Para florescer e conquistar o bem-estar é preciso ter emoções positivas. Mas como ter emoções positivas em meio a tantos pensamentos negativos?

Como Driblar (DESDE JÁ) os Pensamentos Negativos

Como Driblar (DESDE JÁ) os Pensamentos Negativos

Muito prazer, caro(a) leitor(a)!

 

O meu nome é Tatiana Avolio. Sou comunicadora especializada em psicologia positiva pelo Wholebeing Institute Brasil. Master coach, com formação internacional em coaching pela ICI (Integrated Coaching Institute), especializada em Gestão de equipes, pela Fundação Getúlio Vargas. Desenvolvo trabalhos em comunicação terapêutica e crescimento profissional, com foco na psicologia positiva.

 

A psicologia positiva é a ciência do bem-estar e da autorrealização. Trata-se de uma nova abordagem no âmbito do desenvolvimento humano com expressivas contribuições para uma existência mais plena e bem-sucedida. Vamos explorar esse assunto fascinante nesta coluna, em seus conceitos, práticas e entendimentos.

 

O meu objetivo é provocar reflexões, questionamentos e inspirações para que você possa viver a psicologia positiva no dia a dia e colocar em prática o seu projeto de felicidade.

 

Vamos conversar? 🙂

 

Tatiana Avolio

Como Driblar (DESDE JÁ) os Pensamentos Negativos

Duvide, questione, exija provas!  No cenário pantanoso dos pensamentos e das emoções, estimular a racionalidade e indagar com objetividade podem trazer alívio a quem está imerso em reflexões pouco positivas

Se precisávamos de um cenário nada favorável à positividade, aqui temos ele: pandemia, recessão econômica, crise política e vacinação lenta. É bem verdade que o contexto externo não está animador. É uma condição imposta, sobre a qual temos pouca influência imediata de reversão.

Contudo, quando se trata do cenário interno, do que se passa e do que se fixa em nossas mentes, temos obrigação de ter controle. Ou, ao menos, de tentar incessantemente nos direcionar para a positividade. De acordo com os preceitos da psicologia positiva, de Martin Seligman, para florescer e conquistar o bem-estar subjetivo é preciso ter emoções positivas. Mas como ter emoções positivas em meio a uma ruminação mental negativa?

Profissionais do desenvolvimento humano (psicólogos, terapeutas, coaches) podem ajudar seus clientes e coachees a protagonizarem esse fluxo mental, conduzindo-os para um estado reflexivo mais construtivo. Como? Criando a consciência desse fluxo mental e avaliando-o juntamente com o coachee.

Práticas

Há inúmeras maneiras de auxiliar no controle dos pensamentos. Uma boa forma é pedindo ao coachee que reserve 20 minutos do seu dia para anotar tudo que lhe passa pela cabeça. Sem julgamentos, filtros ou direcionamentos. Sem a possibilidade de apagar, reescrever ou editar. Apenas anotar.

Na sessão, juntos, vocês podem avaliar o que foi escrito. Não raro o exercício resulta em uma lista de preocupações, receios, alertas pessoais, prognósticos, dívidas, obrigações, crenças e lembranças.

Normalmente, mais negativos do que positivos. Importante ter consciência dessa fotografia mental e avaliar os pormenores. Como desdobramento, o coachee vai questionar-se objetivamente sobre as preocupações e os prognósticos mais recorrentes submetendo-os às seguintes reflexões:

  • Qual é o fato real por trás dessa reflexão;
  • O que é possível fazer objetivamente com esse fato;
  • Como transformar esse pensamento em uma ação positiva.

Trazer os pensamentos ruminantes para o crivo da racionalidade ajudará o coachee a utilizar a energia para criar soluções, substituindo reflexões negativas por planos de ações.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como driblar os pensamentos negativos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Tatiana Avolio
https://www.estacaolideranca.com.br

Não deixe de acompanhar a coluna Psicologia Positiva.

Tatiana Avolio é comunicadora especializada em psicologia positiva pelo Wholebeing Institute Brasil. Master coach, com formação internacional em coaching pela ICI (Inegrated Coaching Institute), especializada em Gestão de equipes, pela Fundação Getúlio Vargas. Desenvolve trabalhos em comunicação terapêutica e crescimento profissional, com foco na psicologia positiva.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa