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Técnicas de Vendas: O encantamento e a fidelização dos clientes acontecem nos pequenos detalhes

A experiência do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Aprenda como encantar e fidelizar clientes, focando nos pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Como Encantar e Fidelizar Clientes: O Segredo Revelado!

Técnicas de Vendas: O encantamento e a fidelização dos clientes acontecem nos pequenos detalhes

Quando recebemos um cliente, muitas vezes, ele já vem estabelecendo um contato com a nossa marca há algum tempo. Ele já passou por experiências que o fez tomar a decisão de procurar por você. Seja por uma dor que precisava ser atendida e você era a opção mais vantajosa ou seja porque você o encantou de forma suficiente para influenciar a sua escolha.

Se foi a segunda opção ponto para você! Mas e depois? Como continua a experiência desse cliente na empresa?

Dia desses eu presenciei uma cliente muito insatisfeita com a experiência que viveu em uma empresa. Percebi que se a jornada de cada cliente tivesse sido estudada aquela insatisfação poderia ter sido evitada. Ela já vinha de uma experiência insatisfatória com a marca. Para compensar ganhou um novo serviço, mas no final da prestação desse serviço teve um tratamento diferente dos demais clientes. E aí o encantamento acabou de vez.

Uma outra experiência foi o não preparo da equipe para um cliente que poderia ser, de fato, facilmente encantado com um atendimento diferenciado no dia do seu aniversário. O cliente está na sua empresa, é o dia do aniversário dele, você tem essa informação, mas não tem nada pra oferecer como forma de encantamento para elevar a experiência na sua empresa. Olha a baita oportunidade perdida!

Sobre isso, dia desses ouvi uma história de um empreendedor que liga para seu cliente há 21 anos no dia do aniversário para desejar os parabéns! Detalhe: quando o cliente viveu a experiência na empresa pela primeira vez tinha apenas 7 anos! Imagina que legal, você ser lembrado carinhosamente pelo dono de um empreendimento onde viveu um momento especial junto a seus pais na infância?!

Então pergunto: quanto deve custar a esse empreendedor fazer essas ligações alguns minutos por dia?

E quantos clientes que querem levar seus filhos para conhecer esse empreendimento tão especial e fazer parte de tradições de diferentes famílias que recebem ligações anualmente gera um valor imensurável para seu negócio. Isso sim é encantar e influenciar na emoção do cliente.

O que quero dizer nesse artigo é que às vezes o encantamento e a fidelização dos clientes acontecem nos pequenos detalhes de como esse cliente se sente ao usufruir do seu produto ou do seu serviço. Encantar os clientes vai muito além do preço, da marca, do ambiente… Encantar o cliente é uma combinação de fatores que faz com que você fique na memória, no coração, na emoção.

Por isso é tão importante estudar frequentemente a jornada do seu cliente na sua empresa. Entender quais emoções são despertadas desde o momento em que ele descobre a sua empresa até o último segundo dele em contato com seu produto ou serviço? Será que ele tem vontade de voltar? De indicar? De ser recorrente na compra? Se não: o que é preciso melhorar?

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre como encantar o seu cliente a ponto de fidelizá-lo? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Até a próxima!

Um grande abraço,

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

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Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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