Como escrever para SEO mudou a forma de produzir conteúdo digital
Escrever para SEO (Search Engine Optimization ou na língua portuguesa, otimização de mecanismos de busca) continua sendo uma estratégia importante em projetos de Marketing Digital. Mas, para conquistar as primeiras posições orgânicas no Google, é preciso produzir pensando nos buscadores. Alcançar os leitores é consequência desse processo.
E, especialmente para redatores mais seniores, deixar de ter o foco no leitor é desafiador. A mentalidade dos jornalistas, por exemplo, sempre foi pensar primeiro em quem estava do outro lado (no caso, em frente à tela do computador ou do celular).
Abrir mão dessa relação prioritária, íntima como o leitor, soa, para alguns, como falta de ética. Fuga de valores e princípios. Desrespeito. Entretanto, o que precisa ficar claro é que, ao escrever para SEO, estamos (mais do que nunca!) pensando no público.
Raciocine comigo… De que adianta você elaborar um texto perfeito, digno de manchete, se esse conteúdo ficará escondido no Google? Ou seja, inacessível para quem adoraria ler esse material. E é isso que acontece quando ignoramos o SEO.
Quando aplicamos as técnicas para um bom posicionamento orgânico, estamos, acima de tudo, facilitando a jornada do leitor. E isso também será ótimo para o Google porque conseguirá entregar ao seu usuário o conteúdo que este buscava. E, de fato, maravilhoso para você, que terá seu material em destaque e lido por muitas pessoas.
Então, na hora de sentar diante do computador para produzir, aceite escrever para SEO. Todos sairão ganhando.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como escrever para SEO para conquistar assim as primeiras posições orgânicas no Google? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: 3 Erros no Marketing Digital que podem custar caro para seu negócio!
Participe da Conversa