fbpx

Como Evitar os Golpes Financeiros?

Saiba como se proteger dos golpes financeiros e evitar ser vítima de fraudadores. Conheça as principais técnicas utilizadas e aprenda a se prevenir. Confira as dicas de prevenção e garanta sua segurança financeira.

Como Evitar os Golpes Financeiros - Dicas e Prevenção

Como Evitar os Golpes Financeiros?

Olá, como você está?

Como você sabe quero trazer aqui assuntos sobre finanças, mas sempre também reforçando a parte comportamental.

O assunto de hoje será sobre golpes financeiros, como evitar e dicas para prevenção.

Segundo dados recentes do banco central, os números de golpes têm crescido de forma exponencial. Falam em mais de 2 mil tentativas de golpes por minuto. Sabemos que essas quadrilhas estão cada vez mais equipadas de tecnologia avançadas. Contudo, o grande êxito deles se dá pela engenharia social, a arte que eles possuem de manipular.

Eu já acolhi muitos clientes vítimas de golpes financeiros. O que pude perceber é que a maior perda nem sempre é a financeira, mas sim o sentimento de ter sido enganado. O que eu mais via dos meus clientes é a raiva que sentiam de si mesmo, culpando-se por terem caído.

Recentemente fiz uma formação de programação neolinguística e é incrível como as técnicas em mãos erradas podem ser tão prejudiciais. Os fraudadores, rapidamente, ao entrar em contato com as vítimas, seja diretamente por telefone ou por meios eletrônicos, conseguem provocar um “transe” temporário, deixando as pessoas suscetíveis aos seus comandos. Entendendo com mais profundidade como eles agem, separei algumas dicas de como evitar golpes financeiros:

1. Golpes de centrais de atendimento

Os contatos contam com um cenário muito parecido com as centrais oficiais, muitas vezes podem ligar até de número igual ao da central. Eles falam protocolo, nossos dados pessoais e até colocam música de fundo. Aqui você pode ter recebido uma mensagem pedindo para ligar ou receber a ligação diretamente. Neste tipo de abordagem a quadrilha consegue até prender sua linha por um tempo, ou seja, a ligação que é feita após o contato cai diretamente na central falsa deles. E de lá capturam suas senhas e token e fazem transações online da sua conta.

Como evitar:

Sempre que receber mensagens não clique em links, desconfie dos números indicados no texto e confirme o número nos sites oficiais. Caso tenha recebido a ligação, ligue de um outro telefone, para evitar que os fraudadores segurem sua linha.

2. Falso pedido de ajuda

Neste golpe os fraudadores ativam o sentimento de empatia, se passam por alguém conhecido e mandam mensagens pedindo dinheiro com a desculpa de que perdeu o cartão. Ou então que esqueceu a senha ou problemas no banco. No perfil usam fotos ou até o mesmo número do telefone do amigo ou familiar da vítima. Pressionam muito para que a transferência seja feita rápida e a conta do favorecido é para outra pessoa.

Como evitar:

Peça contato por vídeo, cuidado com mensagem por áudios ou até mesmo ligações. Há relatos que algumas ferramentas de inteligência artificial já conseguem modular a voz. Ligue para alguém próximo a quem está solicitando o recurso e sempre desconfie quando os dados bancários são diferentes do solicitante.

3. Falso motoboy de delivery

Este, eu confesso, fui vítima também. Fiz o pedido pelo aplicativo de entrega de comida e pouco depois recebi a ligação pelo próprio aplicativo, dizendo ser do restaurante. O fraudador me disse que o entregador teve um acidente, mas que eles estavam encaminhado um novo pedido, porém eu deveria pagar na entrega. De fato, veio o motoboy com meu pedido e pediu para pagar na hora, mas a maquininha não aparecia no visor o valor. Por estar com meu pedido não desconfiei, foi uma grande lição!

Como evitar:

Problemas com pedidos pelos aplicativos de entrega são cancelados e devem ser refeitos. Na dúvida procure o telefone direto da loja do restaurante e ligue para eles. Pagamentos com cartão em qualquer estabelecimento sempre deve ter o valor no visor da maquininha.

4. Compra Suspeita no Cartão

Este eu presenciei muito com meus clientes. Eles ligam perguntando sobre uma compra suspeita no cartão e pedem para ligar na central, porém seguram sua linha ao ligar você é direcionado a central deles. Neste golpe eles são muito firmes e usam a todo momento comandos imperativos: Pegue o cartão, corte o cartão! Escreva uma carta de contestação! Anote o protocolo! Finalizam dizendo que um motoboy irá buscar o cartão para investigação. Já vi casos que ao perceberem a fragilidade e desespero da vítima, pediram também para entregar o notebook e celular alegando que os aparelhos foram invadidos.

Como evitar:

Ao receber uma ligação de suspeita de fraude, não interaja muito, prefira resolver com seu banco. Não ligue do mesmo aparelho que recebeu a ligação, mesmo que seja para uma central de costume. Mantenha a calma e não receba ninguém em seu endereço.

É muito comum as pessoas julgarem as vítimas destes golpes. Afirmam ser pessoas ingênuas e influenciáveis, mas tive clientes que atuavam como chefes de empresas e muito espertos que também foram vítimas. Por mais astutos que podemos ser, sempre podemos ter um momento de fragilidade. A habilidade destes crimes está em prender a nossa mente, nos seduzir e nos conduzir à armadilha.

Podem surgir novas abordagens, pois criatividade não falta aos criminosos. O aconselhável é perceber quando estamos em estado de alerta, agindo por impulsos ou de forma automática,. Perceba os detalhes, contate alguém conhecido e compartilhe o ocorrido. Peça ajuda antes de tomar alguma atitude. Este é o tempo necessário de reflexão para que você retome a consciência e o autocontrole.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como Evitar os Golpes Financeiros? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar sobre o tema.

Carol Guimarães
https://www.instagram.com/carol_investimentos/

Confira também: O Seu Valor está em Ser ou Ter?

 

Carol Guimarães é profissional do mercado financeiro há mais de 20 anos, coach de relacionamento e constelação sistêmica, possui Certificação CFP® (Certified Financial Planner) já ajudou centenas de famílias a cuidarem melhor do seu patrimônio, de forma humana e acolhedora.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa