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Como fazer seu negócio ser mais humano!

Enquanto o espaço digital pode manter as pessoas conectadas, nada substitui o valor de conhecer as pessoas cara a cara, conversar com os clientes, conhecer bem os parceiros estratégicos e tornar-se mentor de seus colaboradores.

Gosto muito do trabalho desenvolvido por John Janstch, líder e dirigente da empresa americana de consultoria em marketing Duct Tape. É muito interessante o tipo de abordagem que ele dá aos seus negócios, bem como o tipo de portfólio de produtos e serviços oferecidos aos clientes. As suas postagens acabam por refletir o que ele acompanha no dia a dia de seus negócios e, hoje, motivei-me por trazer algumas ideias de como se pode construir um ambiente mais humano na empresa.

Um aspecto que ele comenta, já de início, é o quanto ele gosta e acredita em tecnologias para levar as empresas ao sucesso, com efetivos resultados.  Diz John que, no entanto, o excesso de confiança e foco na tecnologia pode ser uma armadilha que afasta o dirigente dos clientes e dificulta a construção de relacionamentos com os públicos do interesse da empresa. Há alguns segredos para não ser vítima dessa armadilha e ficar enrolado com tecnologia, que John faz questão de compartilhar.

Primeiramente, a tecnologia sob a forma de sistemas permite que o negócio funcione com certa independência do seu dono ou dirigente principal. Essa realidade ajudará com que se conquiste mais clareza, controle, consistência, confiança e clientes para o negócio. Quando se aplica adequadamente a tecnologia e os sistemas na vida da empresa, torna-se possível uma maior e melhor dedicação para o ambiente humano.

Estabelecer conexão emocional da empresa com os vários públicos de interesse irá superar aspectos factuais e frios da tecnologia e dos sistemas existentes. Aí está o segundo segredo que John desenvolve: ao automatizar as interações com clientes, minimizando a interação humana real, inevitavelmente perde-se o real valor do relacionamento e isso não é nada bom no médio e longo prazo. Ou seja, deve-se deixar os sistemas e a tecnologia com as interações básicas, dedicando atenção gerencial nas conexões humanas.

Enquanto o espaço digital pode manter as pessoas conectadas, nada substitui o valor de conhecer as pessoas cara a cara, conversar com os clientes, conhecer bem os parceiros estratégicos e tornar-se mentor de seus colaboradores. É incrível como isso é benéfico para a empresa. Além disso, quanto mais o dirigente interage com os outros, mais provável é que ele construa uma rede de referência, o que pode ser extremamente valioso no crescimento do seu negócio.

Finalizando, excelente maneira para construir confiança e relacionamento com os clientes é ficar um bom tempo fora do ambiente da empresa, afastando-se do computador e desconectando-se da tecnologia. Por mais incrível que possa parecer, isso ajudará no esforço criativo e estratégico, bem mais do que ficar sentado na majestosa cadeira do grande diretor do negócio. Ninguém duvida que a tecnologia domina e orienta a vida das empresas e pessoas, mas a conexão gerencial com prioridade em pessoas é que faz o seu cotidiano empresarial ser mais humano. Invista nisso!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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