Como Formar Líderes (REALMENTE) de Alta Performance?
Quando pensamos em alta performance, pensamos em resultados. Fato. Mas se engana que ter pessoas apenas pessoas que fazem entregas garantem a sustentabilidade do negócio.
É óbvio que precisamos entregar números, rentabilidade, mas do que adianta sem uma liderança humanizada?
A liderança não é o que você individualmente entrega. É o que você conduz, influencia, ensina pelo exemplo. É sobre imprimir valores, direção e propósito. E é trazer feedbacks construtivos que desafiam o melhor do outro.
Mas tudo é acelerado, e muitos líderes querem líderes prontos e não em formação, desenvolvimento. O primeiro feedback já quer que a pessoa mude e não cometa erros. E como a pessoa aprende e cresce?
Muitos líderes se esquecem que já foram líderes na sua primeira posição e ou aprendeu na garra, prática ou alguém o inspirou com atitudes e feedbacks. Os gestores se esquecem que na sua primeira gerência ou novos desafios de negócio, o pipeline mudou, mindset; muitas vezes o colaborador não sabe como liderar líderes, bate ansiedade, cobrança e fato, que irá falhar e aprender com os desafios.
E o quanto você também líder está aprendendo, errando e se desenvolvendo?
Sabemos que é uma troca, que tem a autorresponsabilidade, o que cada um precisa buscar na sua jornada de evolução. Na dedicação, esforço que o líder precisa sim mergulhar. Mas líderes não nascem prontos e o quanto você está disposto a fazer parte do desenvolvimento deles?
Sabemos que as empresas possuem objetivos, valores e necessidades diferentes. Tempos diferentes, estados de prontidão diferentes, mas todos estamos aprendendo.
Performance e cultura caminham juntos. Aprender a desenhar estratégias e objetivos alinhados ao negócio, na mesma importância que se aprende sobre feedback, rituais de cultura e engajamento. E se você tem dúvidas, existem inúmeras pesquisas e relatos práticos de pessoas que deixaram empresas por líderes pouco humanizados e o quanto as empresas perdem financeiramente sem engajamento e lideranças fortes.
Se você é líder, profissional de RH ou um colaborador que quer se tornar líder, reflita: o aprendizado é constante. Não pense que desenvolver é perder tempo. Que feedback é papo somente sobre projetos. Todos precisam ser encorajados, trocar ideias, mostrar vulnerabilidade e acima de tudo lembrar que os negócios são construídos de pessoas para pessoas.
Pessoas compram sua proposta de valor, sua forma de atender para resolver problemas e conquistar também objetivos.
Sejamos mais empáticos e humanos para conquistar mais resultados e rentabilidade.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre formação de líderes de alta performance para garantir a sustentabilidade do negócio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
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