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Como Gerenciar Conflitos de Forma Efetiva?

É preciso buscar as melhores formas de respondermos aos conflitos, transformando diferenças em uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento. Mas como Gerenciar esses Conflitos de Forma Efetiva?

Como Gerenciar Conflitos de Forma Efetiva?

Como Gerenciar Conflitos de Forma Efetiva?

Um conflito surge em qualquer situação onde as pessoas apresentam comportamentos, prioridades, ideias, valores, metas, interesses ou sentimentos incompatíveis.

O termo conflito, muitas vezes, é visto como um confronto, no entanto, algumas organizações já percebem o conflito como uma oportunidade de crescimento, onde a diversidade de opiniões e pontos de vista geram novas ideias e formas de solucionar um problema. Através dos conflitos, as empresas evitam entrar em um processo de estagnação, permitindo assim a expressão e exploração de diferentes possibilidades.

O que torna o conflito algo negativo não é a divergência de pensamento, mas sim, a reação que temos diante dele. Dessa forma, a administração e gerenciamento de conflitos consiste na escolha e na implementação das estratégias mais adequadas para lidar com cada situação divergente.

Com a diversidade crescente que deparamos hoje nas organizações, de fato, torna-se quase impossível querermos evitar conflitos. O que devemos buscar são as melhores formas de respondermos a esses conflitos, transformando assim tais diferenças em uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento.

De acordo com o CCL (Center of Creative Leadership) há sete formas de gerenciar e respondermos a um conflito. Quatro delas são consideradas Respostas Construtivas Ativas e três Respostas Construtivas Passivas, a saber:

As Respostas Construtivas Ativas podem ser usadas quando se deseja envolver a outra pessoa diretamente na resolução do conflito. Essas respostas ajudam a entender o ponto de vista do outro e assim gerar soluções de forma conjunta.

As Respostas Construtivas Passivas são utilizadas principalmente quando estamos nos preparando para resolver um conflito. Elas auxiliam a pensar sobre as questões que estão gerando o conflito, tornando-nos assim mais receptivos, calmos e abertos às novas ideias.

RESPOSTAS CONSTRUTIVAS ATIVAS

1. Alterando a perspectiva:

Coloque-se no lugar da outra pessoa, tentando entender o ponto de vista e a motivação do outro.

  • Deixe a pessoa sempre finalizar a sua frase, sem interrompê-la;
  • Indique quando você entendeu a colocação do outro, bem como quando não entendeu;
  • Faça perguntas abertas e, além disso, peça por exemplos para clarificar possíveis dúvidas;
  • Examine as falhas e as fraquezas da sua posição;
  • Foque em fatos reais e não em pressuposições;
  • Mude o seu questionamento de “que ponto de vista ridículo” para “eu me pergunto, por que essa pessoa pensa dessa forma?”;
  • Use expressões como “interessante a sua colocação” ou “eu entendo o seu ponto de vista”.
2. Criando soluções:

Identifique pontos de concordância buscando, de fato, o ganho para ambos os lados.

  • Identifique as metas da outra pessoa;
  • Inicie com as questões mais fáceis, para então trabalhar as mais complexas;
  • Juntos, façam o levantamento do maior número de possibilidades, para então escolher as mais viáveis;
  • Busque soluções que atendam a necessidade da outra pessoa;
  • Foque na solução e não na vitória.
3. Expressando as emoções:

Explique para a outra pessoa como se sente e os motivos, sem culpá-la.

  • Use a primeira pessoa o máximo que puder, como por exemplo, “eu estou magoado” ao invés de “você me magoou”;
  • Escolha as palavras certas, que expliquem as ações que ocorreram, evitando assim o julgamento;
  • Peça informações para verificar o quanto o outro entende os seus sentimentos;
  • Se precisar, peça então um tempo para pensar como você pode se expressar melhor.
4. Alcance:

Admita a sua responsabilidade dentro do processo.

  • Admita a sua responsabilidade em ter contribuído para o conflito;
  • Encoraje o outro a expressar os seus sentimentos;
  • Nunca diga que a forma como o outro sente está errada;
  • Peça desculpas se magoou ou prejudicou o outro;
  • Pergunte o que você pode fazer para melhorar a situação.

RESPOSTAS CONSTRUTIVAS PASSIVAS

5. Reflexão:

Pare para observar e refletir sobre a sua reação.

  • Analise a sua reação e tente entender o motivo dela ocorrer;
  • Reveja reações alternativas, analisando os prós e os contras de cada uma delas;
  • Organize os seus pensamentos e as suas estratégias;
  • Relembre os passos: Ouvir, Pensar e então Comunicar;
  • Dê tempo para a outra pessoa refletir também.
6. Atraso na resposta:

Evite dar respostas quando estiver emocionalmente abalado.

  • Quando as emoções e as tensões estiverem interferindo na solução peça um intervalo;
  • Lembre que um atraso na resposta não significa esquivar-se ou ignorar o conflito;
  • Durante o intervalo substitua pensamentos estressantes por outros mais tranquilos;
  • Leia um texto, ouça música ou faça uma atividade física;
  • Evite levar para o lado pessoal;
  • Conte até 10.
7. Adaptação:

Ajuste a sua abordagem à situação.

  • Olhe para os pontos fortes da outra pessoa e da situação;
  • Identifique e respeite o perfil da outra pessoa;
  • Pense em pessoas empáticas, e o que elas fariam se estivessem nessa situação;
  • Evite o sarcasmo, cinismo ou qualquer tipo de humor negativo.

Constantemente estamos nos relacionando com pessoas que apresentam perfis, históricos, valores e metas diferentes dos nossos. Inevitavelmente teremos momentos de divergência em pensamentos, ideias e objetivos, deparando-nos com situações de conflito.

Utilizando as técnicas apresentadas neste artigo, você poderá então mudar a forma como reage a um conflito. Gerar uma resposta mais construtiva, conseguindo dessa forma, aprimorar a sua comunicação, os seus relacionamentos. E, por conseqüência, a capacidade de influenciar positivamente o ambiente à sua volta.

Segundo Mahatma Gandhi:

“Como seres humanos, a nossa grandeza não está tanto em ser capaz de refazer o mundo… Mas em ser capaz de refazer a nós mesmos.”

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como administrar e gerenciar conflitos de forma efetiva? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

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Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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