Desde que, como Coach, direcionei o meu trabalho para auxiliar profissionais a tornarem-se referência em suas áreas de atuação para atingirem a excelência profissional, passei a me preocupar em como meus coachees encaravam cada novo dia em suas vidas.
Com a observação do comportamento da maioria deles, percebi que assim que acordavam pela manhã, pareciam antes de tudo, procurar o botão de acionamento do piloto automático para colocá-lo em operação, antes mesmo de saírem da cama, o que de antemão nos dá a indicação de que a tendência será de um dia sem muito significado e felicidade.
Observei que, eu mesmo, muitas vezes também iniciava meu dia no automático para ao final dele perceber que aquele período poderia ter sido melhor vivido e aproveitado, afinal todos nós, sem exceção, necessitamos de um sentido para a vida, para que ela seja levada de uma forma plena, feliz e produtiva. Percebi também que quando isto acontecia o dia era repleto de estresse, de falta de foco, impaciência, frustrações e com baixa produtividade.
Durante um programa de Coaching, costumo instruir meus coachees a iniciarem o dia de forma correta, isto é, dando comandos ao cérebro para que tome posse de todos os momentos daquele dia e não deixe para que as circunstancias se encarreguem de conduzir a vida, como uma garrafa lançada ao mar, sem saber qual e quando vai chegar a algum destino.
Não é um exercício difícil, mas requer que seja feito diariamente, antes até de sair de seu quarto.
- Ao acordar, sente-se na cama com a coluna ereta, feche os olhos e observe todas as sensações que seu corpo está sentindo: temperatura, a roupa sobre a pele, os seus pés sobre o chão, etc.
- Respire 3 vezes profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Após isso deixe que a respiração tome seu ritmo normal. Observe mentalmente o movimento de seu peito.
- Quando se sentir tranquilo e perfeitamente acordado faça esta pergunta para você mesmo: QUAL É A MINHA INTENÇÃO PARA HOJE? Pense um pouco a respeito desta pergunta e siga em frente respondendo a estas outras:
- Como posso me comportar hoje para causar maior impacto pessoal e profissional?
- Que característica de meu comportamento devo melhorar hoje e como vou fazê-lo?
- Que cuidados preciso tomar hoje comigo mesmo?
- O que farei hoje para melhorar a minha compaixão? Obs.: O conceito de compaixão deve estar presente em você para que possa encaminhar sua vida para um estado de felicidade.
- O que vou fazer hoje para me manter mais focado no momento presente e em cada ação que estiver realizando?
- Qual minha intenção para hoje? Ex. Ser mais cordial, mais atencioso, saber ouvir melhor, etc.
Somente depois de ter estas respostas, inicie o seu dia e não deixe de separar um pequeno período para refazer durante o dia, uma breve reflexão para observar se você está cumprindo o que se propôs pela manhã.
Eu emprego com meus clientes esta pratica há anos e nunca obtive um feedback negativo. A pratica é muito simples, talvez pareça ineficaz para muitos e sem sentido para outros, mas realmente traz benefícios e favorece com que o dia seja melhor vivido e feliz.
Afinal, você nasceu para ser feliz e é isto o que importa.
Participe da Conversa