fbpx

Como lidar com barreiras ao aprendizado, inovação e criatividade?

Muitas barreiras ao aprendizado, inovação e criatividade tem sido em função de ambientes de trabalho pouco tolerantes à falha, falta de autonomia e o sentimento de que sou apenas mais um.

Em minha prática como coach, tenho observado muitas barreiras ao aprendizado, inovação e criatividade em função de ambientes de trabalho pouco tolerantes à falha, falta de autonomia e o sentimento de que sou apenas mais um.

Lendo A Coragem de Ser Imperfeito, livro de Brené Brown – PHD em serviço social e pesquisadora na Universidade de Houston – acredito que compreender e aprender a lidar com Vulnerabilidade e Vergonha, pode nos ajudar a romper estas barreiras, não só no âmbito profissional, mas em todas as nossas relações. Partindo do princípio de que estamos sempre aprendendo, inovando e utilizando nossa criatividade ao nos depararmos com qualquer situação na vida.

Superando barreiras

Costumo dizer que se você não pode falar para, não fale de. Sinais de que a vergonha se instalou nas relações podem ser a culpa, fofoca, favoritismo, criticar alguém em voz alta na frente de outros. Todas estas são formas de diminuir, envergonhar ou humilhar outros e assim, não demonstrar minha vulnerabilidade e vergonha.

Toda mudança começa pelo indivíduo. Você já deve ter dito ou presenciado alguém dizer a famosa frase: “Ninguém muda ninguém”. Como você tem lidado com a vulnerabilidade e a vergonha? Algumas sugestões que eu mesmo tenho tentado colocar em prática, a partir das sugestões de B. Brown:

  • Pratique feedback: Seja na empresa, ou em casa com a família. Mostre que você se importa!
  • Estabeleça relações de parceria: Seja empático, ocupe o mesmo lado da mesa. Diminua a distância;
  • Aproxime seus valores de suas decisões: É comum nos perdermos e tomarmos decisões que não estão alinhadas aos nossos valores;
  • Pratique a autocompaixão: Não seja tão crítico consigo mesmo, observe suas necessidades e sentimentos;
  • Acredite em você mesmo!

Lidar com Vulnerabilidade e Vergonha, podem nos ajudar a desenvolver relações mais empáticas, e nos permitir ser mais criativos, inovadores e abertos a novas experiencias e aprendizados.

E você? Como tem lidado com vulnerabilidade e vergonha? Já havia refletido sobre o quanto impactam seus comportamentos no dia a dia?

Fabiana Mello é coach com formação pelo Escola de Coaches do Instituto EcoSocial, uma das melhores escolas de Coaches no Brasil. Membro da ICF (International Coaching Federation). Licenciada por Happy Melly para facilitação de treinamentos em Management 3.0. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e é mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa