Como lidar com Crises de Reputação?
Uma das principais frentes no trabalho de comunicação corporativa é fazer a gestão de crises. Crises? Isso pode parecer algo esporádico, mas a realidade é que em tempos de alta interatividade, as crises se tornaram bem mais frequentes.
Com o advento das redes sociais, qualquer comentário vira uma notícia. E no megafone do Instagram, Twitter ou YouTube qualquer notícia pode viralizar e comprometer a reputação da empresa.
Se há décadas isso ocorria de uma a duas vezes ao longo da vida corporativa, atualmente essa frequência é anual. O que fazer? Há uma lista de medidas a se providenciar de acordo com os protocolos da comunicação corporativa.
O primeiro deles é formar uma comissão de crise, multidisciplinar com coordenação de comunicadores, que comandará as ações durante os momentos de risco.
Será a equipe responsável por definir se a empresa se pronunciará ou não, em quais situações, sob quais condições, quem poderá falar, quais veículos ou meios, definir as mensagens que serão proferidas, elaborar um prognóstico futuro e reconstruir caminhos triunfantes para a recuperação do prestígio.
Sim, essa é uma sinopse do guia de sobrevivência em cenários nebulosos, porém, mais do que isso, a comissão também terá a função de apaziguar os ânimos, ajudar os envolvidos a colocar as emoções de lado e a entender o tamanho REAL do problema.
Sim, porque qualquer “ator”, quando colocado no centro da polêmica, assume uma posição de fragilidade pública. A prudência e a escassez se esvaem. As acusações parecem sempre maiores. Não raro, defende-se ou ataca reforçando ainda mais a imagem que se quer combater.
A comissão de crise deve começar a conversa com os seus membros com as seguintes perguntas: esse problema é intransponível? O potencial de propagação será eterno? Os danos são irrecuperáveis?
Se o time junto acreditar que a crise é passageira, superável e com danos remediáveis, será bem mais fácil enxergar horizontes e construir as soluções.
Primeiro livrar as mentes das amarras emocionais e então colocar o cognitivo, já mais saudável, para trabalhar.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como lidar com crises de reputação? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Tatiana Avolio
https://www.estacaolideranca.com.br
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