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Como lidar com Crises de Reputação?

Com o advento das redes sociais, qualquer comentário vira uma notícia. E no megafone do Instagram, Twitter ou YouTube qualquer notícia pode viralizar e comprometer a reputação da empresa. O que fazer?

Como lidar com Crises de Reputação no mundo em que vivemos?

Como lidar com Crises de Reputação?

Uma das principais frentes no trabalho de comunicação corporativa é fazer a gestão de crises. Crises? Isso pode parecer algo esporádico, mas a realidade é que em tempos de alta interatividade, as crises se tornaram bem mais frequentes.

Com o advento das redes sociais, qualquer comentário vira uma notícia. E no megafone do Instagram, Twitter ou YouTube qualquer notícia pode viralizar e comprometer a reputação da empresa.

Se há décadas isso ocorria de uma a duas vezes ao longo da vida corporativa, atualmente essa frequência é anual. O que fazer? Há uma lista de medidas a se providenciar de acordo com os protocolos da comunicação corporativa.

O primeiro deles é formar uma comissão de crise, multidisciplinar com coordenação de comunicadores, que comandará as ações durante os momentos de risco.

Será a equipe responsável por definir se a empresa se pronunciará ou não, em quais situações, sob quais condições, quem poderá falar, quais veículos ou meios, definir as mensagens que serão proferidas, elaborar um prognóstico futuro e reconstruir caminhos triunfantes para a recuperação do prestígio.

Sim, essa é uma sinopse do guia de sobrevivência em cenários nebulosos, porém, mais do que isso, a comissão também terá a função de apaziguar os ânimos, ajudar os envolvidos a colocar as emoções de lado e a entender o tamanho REAL do problema.

Sim, porque qualquer “ator”, quando colocado no centro da polêmica, assume uma posição de fragilidade pública. A prudência e a escassez se esvaem. As acusações parecem sempre maiores. Não raro, defende-se ou ataca reforçando ainda mais a imagem que se quer combater.

A comissão de crise deve começar a conversa com os seus membros com as seguintes perguntas: esse problema é intransponível? O potencial de propagação será eterno? Os danos são irrecuperáveis?

Se o time junto acreditar que a crise é passageira, superável e com danos remediáveis, será bem mais fácil enxergar horizontes e construir as soluções.

Primeiro livrar as mentes das amarras emocionais e então colocar o cognitivo, já mais saudável, para trabalhar.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como lidar com crises de reputação? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Tatiana Avolio
https://www.estacaolideranca.com.br

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Tatiana Avolio é comunicadora especializada em psicologia positiva pelo Wholebeing Institute Brasil. Master coach, com formação internacional em coaching pela ICI (Inegrated Coaching Institute), especializada em Gestão de equipes, pela Fundação Getúlio Vargas. Desenvolve trabalhos em comunicação terapêutica e crescimento profissional, com foco na psicologia positiva.
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