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Como lidar com polêmicas virtuais!

Vivemos em um mundo de imagens e os limites entre o público e o privado estão cada vez mais elásticos, seja nas questões pessoais, quando se observa o que é postado no Facebook ou nas questões profissionais, levando-se em consideração o LinkedIn.

Vivemos em um mundo de imagens e os limites entre o público e o privado estão cada vez mais elásticos, seja nas questões pessoais, quando se observa o que é postado no Facebook ou nas questões profissionais, levando-se em consideração o LinkedIn.

O mundo, sem dúvida, ficou menor com o advento da Internet. Devido à facilidade de expressão, as questões de foro íntimo, que deveriam ser tratadas e resolvidas internamente, ou as situações que poderiam ser solucionadas em grupo, mas de modo fechado e sem grande repercussão, são exibidas publicamente – muitas vezes em um momento de explosão emocional, causando danos, às vezes irreversíveis, às imagens pessoais e às marcas.

Importante repensar na sua atitude diante do seu público, que pode ser o mundo, caso você não selecione as pessoas que adiciona à sua rede.

Mais do que colecionar contatos, é importante estabelecer critérios para aceitar pessoas na sua rede de relacionamento. Curiosamente, nesta semana, na página de apresentação da rede social Google+, vi a seguinte recomendação: “Nem todos os relacionamentos são criados igualmente. Compartilhamos uma coisa com um colega de trabalho, outra com nossos pais e quase nada com nosso chefe”.

A quem você direciona seus posts e qual é qualidade das observações que faz? São construtivas? Que informações você ou os colaboradores da empresa estão discutindo e ou compartilhando? São assuntos e projetos sigilosos?

Você pode emitir opiniões e até participar de discussões polêmicas. Defender uma ideia com bons argumentos é saudável e pode influenciar a opinião de outras pessoas. Mas seja respeitoso com as opiniões e crenças alheias. Essa atitude demonstra maturidade e competência para lidar com a diversidade que o mundo virtual propicia.

Vale a pena, apesar de tanta facilidade, refletir alguns minutos antes de fazer comentários desdenhosos, com juízo de valor, de críticas infundadas e agressões – na maioria das vezes, desnecessárias, mas que ficarão registradas. As ferramentas podem ser públicas, mas para o bem da sua carreira, ainda há assuntos que devem ser resolvidos no âmbito privado.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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