Se eu pudesse resumir em uma palavra a habilidade fundamental para esse tempo de crise que estamos vivendo e que o treino de mindfulness desenvolve, então essa palavra seria: consciência.
É o momento de estarmos conscientes da qualidade e da quantidade de informações que consumimos, pois existe todo tipo de informação e de fontes que distorcem os fatos e que se espalham de maneira desenfreada.
O momento de estarmos atentos ao autocuidado, conscientes de nossa higiene pessoal, nas manifestações que podem surgir no nosso corpo, e até de nossos gestos.
É o momento de estarmos conscientes dos conteúdos mentais que produzimos diariamente, da qualidade e quantidade desses conteúdos e do que verbalizamos.
O momento de aquietarmos e tomarmos consciência de que precisamos passar por um período de internalização de corpo e mente.
As práticas de mindfulness ajudam significativamente em períodos de crise, onde a ansiedade tende a tomar conta e o pânico se instala.
É em momentos de crise que mais podemos perceber o quanto a prática faz diferença nas nossas vidas.
O que muda é a forma como nos relacionamos, e essa mudança se dá principalmente pela consciência desenvolvida, consciência essa que nos possibilita atravessar a “maré alta” com menos sofrimento.
Esse é o ponto. Estamos todos sofrendo. Uns mais, outros menos. Mas estamos todos atravessando momentos difíceis.
Saber gerir as emoções nesse momento faz toda a diferença no que diz respeito a como vamos atravessar essa fase.
Então quanto mais consciência tivermos, menos sofrimento haverá.
Finalizo esse pequeno texto com o desejo sincero que de todos nós fiquemos bem, com saúde e em paz.
Medite. Vai te fazer bem.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar minha coluna em Mindfulness e Vida Plena.
Silvia Cavalaro
https://www.silviacavalaro.com.br/
Confira também: O papel da meditação no processo do pensar
Participe da Conversa