Nos últimos tempos, muito se tem falado e pesquisado, sobre a chamada exaustão digital, provocada pela intensa prática de reuniões virtuais, agravada pela quase inexistência de fronteiras entre casa e trabalho, por força do regime de “home office” adotado pela maioria das empresas.
Para que possamos entender e adotar medidas que possam mitigar o risco da exaustão digital ou fadiga digital, precisamos entender por que tudo isso é tão cansativo.
Pois bem, à primeira vista, é difícil entender o porquê, sentar-se em frente a uma tela e falar com outras pessoas consome tanta energia. Mas existem explicações psicológicas e físicas reais para essa sensação de esgotamento, que incluem:
✔️ As reuniões virtuais, requerem muito mais atenção do que reuniões pessoais.
Se você se desviar ou se distrair durante uma apresentação na sala de reuniões, ainda pode confiar em pedir esclarecimentos à pessoa ao seu lado ou simplesmente levantar a mão para fazer uma pergunta. Em vídeo chamadas, no entanto, é difícil encontrar um momento para descobrir o que você perdeu sem interromper desajeitadamente. Assim, sentimos uma pressão cada vez maior para dar 100 por cento de nossa atenção à reunião que está à nossa frente;
✔️ Perdemos a capacidade de fazer referência às pistas não-verbais.
Os gestos de comunicação tradicionais podem se perder facilmente durante as reuniões remotas. Gestos com as mãos e contato visual pessoal não são processados facilmente em uma tela, o que nos deixa confiando estritamente no que o locutor está realmente dizendo. Sabendo disso, nos obrigamos a uma concentração extrema na tentativa de garantir que nossas palavras transmitam nossa mensagem exatamente como queremos, o que pode sufocar nossa personalidade e individualidade;
✔️ Manter o contato visual e a atenção constantes é exaustivo.
As interações pessoais nos permitem mostrar que estamos prestando atenção de várias maneiras. Mas quando estamos virtualmente conectados, a única maneira de mostrar que estamos prontos é olhando para a tela. Tememos que olhar pela janela ou desligar a câmera possa sugerir que estamos perdendo o foco, e tememos que qualquer pequena mudança na expressão facial – ou um bocejo – sejam mal interpretados.
Algumas recomendações para evitar a exaustão, a saber:
- Fazer pausas entre reuniões, é prática já comprovada e evita o estresse além da fadiga;
- Preocupe-se com o posicionamento de seu monitor e/ou laptop, procure posicioná-los de forma a não tencionar seus músculos do pescoço, ombros e colocar muita carga na cervical, esta última responsável por dores de cabeça frequentes;
- Cheque sempre a distância entre estes aparelhos e sua cadeira que se diga de passagem, precisa ter qualidade ergonômica;
- Sempre que possível, desligar sua câmera mantendo somente a transmissão de áudio;
- Hidrate-se durante toda a jornada;
- Se meditar combina com você e com seu estilo, então pratique pelo menos 5 minutos por dia e constate os benefícios dessa prática, para sua saúde mental, para seu foco e sua produtividade.
Pense nisso, e adote medidas para se manter saudável física e mentalmente, pois a demanda por reuniões virtuais tende a crescer ainda mais. Essa é uma das mudanças que vieram para ficar na era Pós-Covid19.
Como líderes e responsáveis pela gestão de pessoas, precisamos preparar nossas organizações para que tenham um olhar cuidadoso sobre os impactos negativos que os nossos tempos possam trazer e, como dever de ofício, precisamos minimizar tais impactos buscando preservar a qualidade de vida de nossos colaboradores, uma das premissas para que nossos negócios se mantenham sustentáveis.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como mitigar o risco de exaustão digital? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
João Luiz Pasqual, PCC, CMC & ACS
PCC – Professional Certified Coach
CMC – Certified Mentor Coaching
ACS – Accredited Coaching Supervisor
https://www.intervisionclub.com.br/
Referências:
- https://news.stanford.edu/2021/02/23/four-causes-zoom-fatigue-solutions/
- https://www.microsoft.com/en-us/microsoft-365/blog/2021/04/20/research-shows-your-brain-needs-breaks-outlook-and-microsoft-teams-can-help/
Confira também: Ética no Mundo do Coaching: Por que ela é tão importante?
Participe da Conversa