Técnicas de Vendas: Como Montar um Script de Atendimento Ideal para Fechar Mais Vendas
O script de atendimento é uma ferramenta valiosa para garantir uma comunicação de qualidade com os clientes. Ele possibilita uma fluidez no pensamento, um raciocínio mais objetivo, direciona a venda para caminhos mais certeiros para o fechamento de sucesso e de quebra melhora a experiência do cliente.
Para isso, os scripts de atendimento devem ser padronizados de acordo com o ramo de atuação da empresa e o objetivo da venda. Devem conter todas as informações a serem passadas para o consumidor e, para isso, nada melhor do que seguir um roteiro.
Falando em roteiro, nele é fundamental acrescentar as instruções sobre como lidar com objeções, identificar os principais desafios e como responder a eles, descrevendo as principais informações dos produtos ou serviços da empresa.
Um script não deve ser um caminho para robotizar os atendimentos, ele precisa conter uma linguagem profissional, adequada ao negócio e fluída. Podemos elaborá-los também para outros canais, como WhatsApp e e-mail, por exemplo.
Mas como montar um script ideal?
Primeiro defina os objetivos e etapas do seu script. Em seguida estude o seu cliente e crie uma persona para elaborar sua comunicação. Ao definir a persona descubra como seu produto poderá ajudá-la em suas dores e desafios. E foque no relacionamento com o cliente, faça perguntas, mapeie suas vontades e desejos, interações, costumes, deixe-o saber mais sobre sua empresa e esteja sempre em contato para atender suas expectativas e necessidades.
Ao conhecer o cliente, fica mais fácil então mostrar a ele por que sua empresa é a melhor escolha!
E na sua empresa? Há scripts de atendimento? Então que tal elaborar novas formas de se comunicar com o cliente da sua organização?
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como montar um script de atendimento ideal para garantir uma comunicação de qualidade com os clientes e fechar mais vendas? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!
Um abraço e até a próxima!
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: Críticas de Clientes: O Que Aprender com Elas?
Participe da Conversa