O Eneagrama estuda 9 tipos de personalidade. Mas estuda muito mais que isso. Eu costumo dizer que o estudo do perfil de personalidade é o “ground zero” do estudo do Eneagrama. O mapa do Eneagrama tem infinita profundidade. De nada serve, no entanto, querer mergulhar na profundidade do Eneagrama se não iniciarmos a nossa caminhada no piso zero. Por isso insisto tanto da importância de compreendermos as nossas motivações base e o nosso caminho de crescimento.
Ainda assim, podemos, em alguns momentos particulares, dar um pequeno mergulho para compreendermos a profundidade desta sabedoria milenar e tirar para nós entendimentos essenciais sobre o nosso equilíbrio pessoal e profissional.
Assim sendo, analisarmos por um instante o mapa da psique definido por Claudio Naranjo nos anos 70, sobre a tipologia tipo 6 – o Precavido, para compreender algo mais de como podemos usar o Medo na nossa Vida.
O perfil tipo 6 tem uma ligação próxima com o Medo. O Medo é a paixão da sua personalidade.
O que significa Paixão no contexto do Eneagrama? Paixão reflete o vício emocional da personalidade. Em linguagem corrente, o Medo é o que impede o tipo 6 de viver no seu equilíbrio natural. O Medo gera permanente dúvida, gerando recorrentemente cenários negativos e faz com que o “Precavido” esteja sempre em alerta em relação ao que pode correr mal. Isso marca o seu desafio em relação às questões elementares da Vida.
Ainda que esta sensação seja recorrente no perfil do tipo 6, todos nós vivemos com a ameaça destes pensamentos. No fundo as paixões relativas ao triângulo equilátero do Eneagrama (tipo 6, Tipo 9 e tipo 3) são paixões que nos são muito próximas e que estão muito na gênese da nossa existência humana.
No caso do Medo e na análise do mapa da psique conseguimos compreender muito sobre esta Paixão, como nos afeta, e como podemos aprender a lidar com ela.
Pela análise da psique, podemos então compreender que há apenas duas formas de lidar com a paixão do Medo. Para o fazermos para nós mesmos é essencial compreender como o perfil Tipo – O Precavido o pode fazer. Ele poderá fazê-lo sob o ponto de vista da essência ou da personalidade.
Ainda que muitas vezes compreendemos as palavras da essência do ponto de vista espiritual, as palavras escolhidas por Claudio Naranjo têm igualmente uma compreensão terrena nos caminhos do nosso crescimento.
Com o estudo da psique do perfil tipo 6 compreendemos que no vício da personalidade a forma que o perfil tipo 6 tem para lidar com a paixão do medo é através da covardia, evitando os riscos e das oportunidades. Na essência compreendemos que a forma de lidar com o medo é através da coragem. E aqui importa distinguir o significado destas duas palavras essenciais para qualquer perfil tipo 6 e para nós em consequência. Coragem significa agir apesar do medo.
Covardia significa ficar imobilizado através do medo.
Ambas as respostas são válidas. Têm, no entanto, consequências diferentes na nossa Vida. É por isso essencial estudar ainda mais os caminhos de crescimento e as estratégias deste perfil tipo 6 para assim compreendermos de que forma, com o nosso filtro de personalidade, conseguimos usar o medo a nosso favor com as ideias superiores e as suas estratégias de equilíbrio.
No fundo e após conhecermos as nossas paixões e motivações inicia-se com o estudo do Eneagrama um sem fim de caminhos para o nosso crescimento. Compreender esses caminhos é desvendas mistérios com mais de 4.000 anos que nos ajudam hoje a saber mais sobre nós e o nosso crescimento.
Participe da Conversa