Como pensar fora da caixa: TRIZ – Solução Inventiva de Problemas
Você acredita que energia geotérmica será a solução para o nosso futuro?
Geotérmica? O que é isso?
Lembra das aulas de geografia lá no primeiro grau? O centro da terra é muito quente, como podemos perceber nas erupções vulcânicas. Então, será que é possível aproveitar esse calor para alimentar uma usina termoelétrica?
Ainda não temos a tecnologia para utilizar essa fonte de energia, mas quero aproveitar essa ideia, que para muitos pode parecer inusitada, para uma reflexão.
Quantas pessoas lhe sugerem para “pensar fora da caixa”, mas quantas lhe dizem como pensar fora dela?
Nos anos finais do século XX fui apresentado a uma técnica de solução de problemas, que se propunha a resolver os problemas de forma inventiva. A primeira grande dúvida que pairou na minha mente foi: como uma técnica pode assegurar que resolve problemas de forma criativa, como se controla a criatividade?
Não percebi, mas havia confundido os conceitos de invenção com criatividade, e somente me aprofundando nas obras de Genrikh Altshuller pude perceber como a TRIZ (Teoriya Resheniya Izobreatatelskikh Zadach ou Solução inventiva de problemas – tradução livre do russo) tem o potencial de gerar diversas alternativas para a solução dos problemas do nosso cotidiano.
Genrikh Altshuller foi um engenheiro russo que iniciou sua carreira em um escritório de patentes, onde teve a oportunidade de analisar um grande número de invenções catalogadas ao redor do mundo.
A partir desse estudo, Genrikh Altshuller foi capaz de identificar semelhanças entre essas invenções, classificá-las de acordo com seu grau de inovação e depreender algumas regras e axiomas que mostram como os problemas originais foram resolvidos.
Uma dessas regras, traz a percepção de que soluções com alto grau de inovação, são aquelas que resolvem uma contradição, por exemplo, como fazer uma ponte muito longa que não quebre com seu próprio peso? Existem várias soluções, como segmentar a ponte em pedaços, ou construí-la em forma de arco.
Desse estudo, Genrikh Altshuller identificou diversos parâmetros de engenharia que poderiam estar em contradição entre si e, também, 40 princípios inventivos capazes de solucionar essas contradições, os quais foram organizados na forma de uma matriz (Matriz de Contradições Técnicas) que relaciona os parâmetros de engenharia em contradição com os princípios inventivos que possuem a maior probabilidade de resolver a contradição, facilitando a descoberta de alternativas com grande potencial de solução do problema.
Entretanto, a TRIZ não se resume à Matriz de Contradições Técnicas, existem diversos algoritmos e métodos que nos ajudam a compreender os problemas que desejamos resolver, a identificar e classificar possíveis alternativas de solução.
Embora a TRIZ tenha surgido no ambiente técnico da engenharia, hoje vemos diversas aplicações em outros campos, como por exemplo, na melhoria de processos organizacionais, na medicina e no direito.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a TRIZ e como “pensar fora da caixa”? Então, entre em contato comigo. Me chame no WhatsApp (12) 99605-1999. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Até o próximo artigo!
Um abraço.
Marcelo Farhat
https://www.meetnetwork.net
https://www.linkedin.com/in/araujomf/
Referências:
- https://www.ted.com/talks/jamie_c_beard_the_untapped_energy_source_that_could_power_the_planet/transcript?referrer=playlist-tech_that_s_reshaping_the_future&autoplay=true
- https://en.wikipedia.org/wiki/Genrikh_Altshuller
- Altshuller, G. The innovation Algorithm, systematic innovation and technical creativity. Ebook Kindle, 2021.
Confira também: Qual será seu próximo veículo? Fóssil, híbrido ou elétrico?
Participe da Conversa