Como perder o medo de gravar vídeos: veja 7 dicas para desbloquear
Você quer descobrir como perder o medo de gravar vídeos? Começa a suar só de pensar em ir para a frente de uma câmera? Trava na hora de apertar o REC? Então este conteúdo certamente vai te ajudar.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que este é um problema comum. Não veja essa dificuldade como algo pessoal. Há muito tempo foi feita uma pesquisa que apontou que o medo de falar em público é o principal entre os seres humanos. Supera até mesmo o medo da morte!
E em segundo lugar, o fato é que, em algum momento, você vai precisar superar isso. Será necessário destravar e encarar a câmera. Isso porque estamos vivendo uma era em que o vídeo se tornou essencial, principalmente na área profissional.
Hoje, as marcas precisam produzir vídeos para divulgar seus produtos e serviços, se relacionar com o público, se divulgar e vender. Os consumidores exigem isso. Agora, portanto, pode ser um bom momento para você deixar esse problema para trás.
Dicas práticas de como perder o medo de gravar vídeos
1. Crie um roteiro
Isso vai ajudar a organizar as ideias, impedir que você esqueça de algum ponto importante e, além de tudo, te deixará mais confiante na hora da gravação.
2. Não decore o texto
Se você optar por seguir à risca tudo que colocou no roteiro, a tendência é fazer um vídeo “robotizado”, duro, engessado. Tente, de fato, “conversar” com a pessoa do outro lado da tela. É isso que ela espera.
3. Não use TP
O teleprompter é um equipamento muito usado nos telejornais e que facilita a vida dos jornalistas, já que o texto aparece para ser lido ali ao lado da câmera. Hoje, existem até aplicativos de TP para smartphones. Mas, para usar esse acessório, é preciso já ter muita experiência com câmeras. Ou então ficará nítido que você está lendo e sua performance não será natural. As pessoas perceberão.
4. Treine em frente ao espelho
Além de te ajudar a se acostumar com sua imagem, também fará sua postura e gestual melhorarem. E a tendência é você ficar, de fato, mais à vontade na hora que for gravar.
5. Seja natural e você mesmo
Evite forçar a voz e dar entonações desnecessárias. Não tente passar uma impressão diferente do que você realmente é. Quem já te conhece pessoalmente, pode estranhar.
6. Evite se complicar
Utilize termos simples para se comunicar no vídeo. Isso evita erros de pronúncia e faz com que o público te entenda com mais facilidade.
7. Não se cobre demais
Se você ficar o tempo todo achando defeitos no seu vídeo, então nunca publicará o conteúdo. A sua evolução virá com o tempo, com a prática. Lembre-se: feito é melhor que perfeito.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como perder o medo de gravar vídeos e deixar esse problema para trás? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Mentoria de Marketing Digital: 10 motivos para você participar de um grupo
Participe da Conversa