8 passos clássicos que quebram sua empresa:
Venho interagindo e prestando consultoria para empresas e consequentemente para os sócios, pois eles são parte de um mesmo processo. Sócios desequilibrados = a empresas desequilibradas e constatei nestes anos a existência de uma regra que transformei em passo. Vamos conhecê-los e caso você queira quebrar sua empresa, siga-os:
Passo 1 – Não planeje – Faça o que aparecer no dia. A síndrome de bombeiros, apagando incêndios diários para atender clientes, administrar conflitos e correr atrás de alguma coisa e que na verdade já não se sabe o que é.
Recomendação – Use qualquer modelo de planejamento, pois sua empresa e sua equipe precisam dessa bússola do “Onde queremos chegar”. Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve, até mesmo o fracasso.
Passo 2 – Tenha uma equipe “mais ou menos” – Continue com a “máxima” de contratar pessoas baratas e sem as qualificações certas. Sua entrega e qualidade serão equivalentes.
Recomendação – Lógico que não será possível pagar salários exorbitantes, mas adote a política de pagar o máximo dentro possível e busque pessoas boas, com valores virtuosos e que sejam compatíveis com os valores da empresa. Entreviste mesmo sem precisar, crie um banco de pessoas. Bons profissionais = melhores resultados.
Passo 3 – Faça sempre com jeitinho – Amarre seus processo com barbante, use sem moderação a frase “faz de qualquer jeito e depois a gente vê” e assim você dará um ótimo exemplo para a sua equipe. Seus clientes sentirão na pele.
Recomendação – Faça o certo, faça com qualidade e faça com respeito, mesmo que mais difícil. Fazer direito = melhores resultados e fidelização.
Passo 4 – Não escute seu cliente – Tampe os ouvidos paras reclamações e sugestões, clientes são muito chatos e exigentes. Um cliente mal atendido falará para mais 10 e este ciclo destruirá sua empresa.
Recomendação – aproxime-se de seu cliente, entenda os porquês das reclamações e reflita se você, sua empresa e equipe podem melhorar. Cliente feliz = fidelização = melhores resultados.
Passo 5 – Não tenha indicadores de acompanhamento – Não acompanhe nada, não tenha indicadores e não tenha metas, apenas trabalhe. Não faça reuniões de acompanhamento, elas são chatas e não servem para nada. Nessa batida seu negócio vai para o buraco.
Recomendações – crie indicadores simples, quais são o 5 mais importantes, tem que caber na palma da mão da equipe e acompanhe. Acompanhamento = previsibilidade = melhores resultados.
Passo 6 – Não inove – Não precisa mudar, seu produto, seu serviço e seu atendimento. Sempre foram assim! Pois é, sua empresa será lembrada sempre no passado e já sabemos como termina.
Recomendação – usando algumas das recomendações acima citadas você pode diagnosticar o que está ruim e melhorar, o que seu cliente não gostou e mudar e inovar em algum dos seus processos internos. Inovando = melhoria contínua = melhores resultados.
Passo 7 – Seja egocêntrico – Essa é uma das mais usadas para quebrar empresas. Você é o mestre do saber, a estrela. Sua equipe não sabe nada, clientes também não. Só você sabe como resolver os problemas, continue e saberemos onde vai dar.
Recomendação – todos tem algo a contribuir. Um dia será você, no outro o estagiário e depois seu gerente. Só a contribuição trará o sucesso esperado. Autonomia = confiança = equipe motivada = melhores resultados.
Passo 8 – Não tenha propósito em sua empresa – Aqui é só uma questão. Empresa sem propósito é empresa sem alma e que consequentemente não tem resultados sustentáveis. Pergunte-se qual é o propósito da minha empresa? O propósito do trabalho é trabalhar pelo propósito. O significado gera resultados.
Recomendação – leia Philip Kotler.
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