fbpx

Como saber se você tem o Terreno Fértil para que sua semente possa brotar?

A semente sabe o caminho natural da sua própria evolução e simplesmente sabe que coisas muito melhores a esperam. Mas quais são os componentes para que ela possa brotar e ser quem é, em sua plena potência?

Ok, a metáfora da semente é clichê e todo mundo usa, mas eu gosto de olhar para ela de outro jeito, porque ela sabe qual é o caminho natural da sua própria evolução e simplesmente sabe que coisas muito melhores a esperam. Mas quais os componentes do Terreno Fértil para que ela (ou, no caso, você), possa brotar e ser quem é, em sua plena potência?

Antes de mais nada, temos que entender que as condições adequadas vão ajudar a semente a entrar em um processo que, se der certo, vão causar algo que é muito incômodo pois, para ela brotar e crescer em plena potência ela tem que sair do seu invólucro, senão nada acontece. Ou seja, ela se arrebenta toda no processo... Então, se o que você sente que está passando por um momento de “não caber mais na própria pele”, talvez você esteja pronto para se partir e deixar você mesmo seguir sua evolução. Mas como fazer isso?

Lembre-se que este é um processo e que é preciso de várias coisas para fazer essa passagem, e que eu vou te ajudar. Nesta série sobre os 8 Fatores para uma Mudança de Sucesso vou compartilhando um pouco do que eu sei, por experiência própria e pelo que descobri ao facilitar os processos de transformação para meus clientes de Coaching com alma. E o 1o fator é o Terreno Fértil, que estamos explorando hoje. Ele se compõe, entre outras coisas, de:

1 – Cenário Macro: social, econômico, financeiro, ambiental. Olhe em volta: o que está acontecendo no mundo, no país, no seu estado, na sua cidade, na empresa que você trabalha? Como essas coisas favorecem ou atrapalham seus planos? Não vamos esquecer que Crise sempre traz o elemento Mudança acoplado – é uma rachadura, uma quebra com o que veio antes. Então, que oportunidades existem nesse cenário?

2 – Situação familiar: este é o seu micro mundo e base para apoios (ou não). Então, analise: Você acha que existe, em sua família, suporte para que sua mudança seja feita? Como se daria isso? Ou o contrário; como a falta de apoio pode te impulsionar para mudar o que você quer?

3 – Sua saúde: mental, física, emocional e espiritual: Como o estado em que você está hoje de saúde pode te ajudar ou atrapalhar a implementar as transformações que você quer fazer? Veja, você é ao mesmo tempo o plantador e a semente… então, de que maneira você poderá cuidar de você mesmo (e da sua semente) ao longo deste processo? O que você precisa fazer agora para melhorar o que precisa nessas áreas?

Aguardo suas respostas!

Com amor e com alma,

Karinna

PS: Estou pensando em fazer um curso online sobre estes 8 Fatores, onde poderíamos aprofundar essas perguntas e trazer outros fatores, para que você possa ficar pronto para mudar o que quiser em sua vida. O que você acha da ideia? Você teria vontade de fazer?

Karinna Forlenza é Coach e Advisor Bilingue, aprendiz de artes plásticas e mãe presente. Adora ajudar as pessoas a se realizarem profissionalmente e potencializarem o seu melhor por meio do empreender com sentido. Além de atendimento individual, facilita workshops para empresas como Braskem e GoOn Risk e co-conduz o curso Transformação Empreendedora, na HSM. Com quase 20 anos de carreira como executiva em instituições de diferentes portes como Rogatis Family, Vivo, Instituto Vivo, Instituto Ethos e Lloyds Bank, especializou-se em lidar com gestão estratégica aplicada à complexidade dos aspectos humanos e sociais. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP, possui extensões e cursos pela IEDE Business School – Universidade Européia de Madrid, Fundação Dom Cabral, FGV e Universidade de São Paulo, além de certificação em Biologia Cultural pela Escuela Matríztica do Chile e em Coaching Ontológico.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa