Você se levantou hoje para fazer algo novo? Você se levantou hoje para que? Para dar sequência à vida que você já tem? Acorda de manhã, toma seu café, sai para trabalhar, reclama do chefe, do salário, da mesmice, volta às 18 horas, faz a janta, cuida dos filhos, assiste TV e etc. Por que você faz sempre tudo igual? Por mim tudo bem. Não vejo problema algum, se é isso que o faz feliz. Mas se não é, quais são os motivos?
Ficar na zona de conforto é cômodo porque não exige esforço. Se estou deitada no meu sofá, mas preciso ler um livro, deixo para um “depois” que nunca chega. Estar deitada me relaxa e não me faz gastar energia, mas também não me faz sair do lugar. E então ao participar de uma entrevista de emprego ou de negócios me sinto despreparada perto dos outros candidatos. E ainda coloco a culpa na sorte.
Você quer conquistar o seu espaço? O que falta para você ter o que quer?
Falta começar.
Existem duas maneiras de sair da zona de conforto:
- a) Quando você é empurrado, ou
- b) Quando você tem metas.
Se você for empurrado para fora do seu emprego, sente-se preparado para encarar um novo desafio? Tem algo em vista? Muitas pessoas são pegas de surpresa em situações como esta e demoram para se recolocar no mercado. Lamentar parece mais fácil, e culpar alguém é a desculpa dos despreparados e candidatos ao fracasso.
Quando você tem metas, você tem direção e estará preparado para o que vier. É como se tivesse uma bússola apontando a direção. Em uma pesquisa realizada pela Harvard Business School foi pedido a algumas pessoas que falassem sobre suas metas. As respostas foram vagas e generalizadas: “Eu quero vencer na vida”, “Quero ser feliz”, “Quero ganhar muito dinheiro” etc. Estes não são objetivos concretos.
Metas devem ser objetivas, planejadas e escritas. A história revela que os maiores sábios e os que venceram na vida pregaram a necessidade do estabelecimento de metas. O que falta para você iniciar a sua? Força de vontade? Motivação? Tempo? Muitos de nós desperdiçamos nosso tempo planejando o churrasco do fim de semana, as férias do ano que vem ou até mesmo falando da vida alheia. Se você está neste barco, pule fora antes que afunde.
Quer um futuro brilhante? Comece agora. O que você pode fazer hoje que vá em direção à sua meta? Se você não o fizer, ninguém fará por você. Lembre-se sempre de uma frase: Sacrifício é temporário. Recompensa é para sempre.
Participe da Conversa