Como se conectar com o seu público?
Um dos maiores desafios das pessoas, nos dias atuais, é se conectar com a sua audiência e estreitar relacionamentos duradouros com as pessoas e clientes.
A pergunta que sempre ouço, nas minhas palestras e conferências, é:
Como prender a atenção das pessoas sem que estas se desconectem e mudem a direção dos pensamentos?
Para esse questionamento o orador ou o formador de opinião precisa ter características principais em seu perfil. A primeira delas é a PERCEPÇÃO de avaliar as reações das pessoas enquanto se manifesta por intermédio das palavras ou gestos utilizados para o tema apresentado. O orador tem, por prioridade, enxergar a sua plateia com a visão que a plateia o vê.
A falta de conectividade é causada porque o apresentador tem ideia fixa de ser o detentor da verdade. Fato que não é verdade, pois nos dias atuais as pessoas possuem a bússola do conhecimento na palma das mãos. Por meio dos seus smartphones podem contrapor os conceitos passados. E, por isso, digo que o orador precisa ter FLEXIBILIDADE para se adaptar às pessoas de maneira espontânea e humana.
Não deixe se levar pelos seus instintos, pois o formador de opiniões tem que demonstrar a abertura, logo no primeiro contato com o seu interlocutor. Acredite que somente você pode transformar você mesmo com o raio-x da sua plateia. Fazendo crer que as mensagens transmitidas serão assertivas, indiferentemente do conteúdo passado. E chego na última característica para manter a conexão que é RESPEITAR as pessoas como você gostaria de ser respeitado.
Naturalmente, os palestrantes sobem no palco com o anúncio do respectivo currículo e esquecem que eles só estão ali porque as pessoas o valorizaram em algum momento da carreira ou da especialidade adquirida com os êxitos da profissão. Por isso, eu sempre afirmo, que o sucesso é quando você está na igualdade do seu público, sem soberba, sem arrogância. Fazendo as pessoas se sentirem felizes por terem os seus conhecimentos, pois somente assim, poderão eternizar toda a teoria.
São três características que ajudarão no seu desenvolvimento comunicativo, mas não adiantará nada se você não praticá-las. Unir o seu conceito técnico com a missão de levar o conhecimento para todos. Deixando de lado o egoísmo de ter tudo para você e mostrar que você está ali para construir novas histórias. E consciente de elevar o nível da nossa sociedade, das pessoas e das empresas.
Vá além e seja capaz de fortalecer a sua profissão com a comunicação, conectando as pessoas indiferentemente dos seus desejos, mas pelo que elas precisam.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como se conectar com o seu público e audiência? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Onde Praticar a Comunicação?
Participe da Conversa