Para otimizar o tempo, inicie registrando todas as suas tarefas, calcule quanto tempo precisará para executá-las, classifique-as por grau de complexidade, prioridade (Essencial, Importante, Secundária), o que depende de você e o que depende de outra pessoa, determine prazo e horário para iniciar e terminar cada uma, desta forma terá uma visão clara de quanto tempo levará para cumprir e qual a prioridade de cada tarefa.
Uma vez registradas e priorizadas é preciso realizar a gestão do tempo, sem esquecer de contabilizar imprevistos e suas próprias necessidades.
Na vida seja profissional ou pessoal, as coisas nem sempre acontecem da forma como imaginamos, por melhor que seja o planejamento, sempre ocorrem imprevistos.
Para minimizar as surpresas do dia a dia é necessário contar com os imprevistos e com planos de contingência. Porém, mais importante que saber se planejar é aprender a lidar com os imprevistos de forma rápida e minimizar os impactos. Desta forma você irá se sentir muito mais leve e com a sensação de dever cumprido.
Além da otimização do tempo, em minha opinião, o jogo de cintura, a sabedoria e equilíbrio entre o planejamento e o improviso, são primordiais para agir de forma mais produtiva e colher melhores resultados.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa