fbpx

Como se Realizar na Vida Financeira!

Parece ironia falar de sentimento de realização com a área financeira de nossa vida em tempos de crise. Mas é justamente na crise que devemos refletir e aprender com nossos erros e dos outros quanto ao planejamento financeiro.

Parece ironia falar de sentimento de realização com a área financeira de nossa vida em tempos de crise. Mas é justamente neste momento de crise que devemos refletir e aprender com nossos erros e dos outros no que se refere a planejamento financeiro.

Que a inflação voltou e está corroendo nosso poder de compra, acho que todos nós estamos sentindo no bolso. Que o dólar subiu e tanto as viagens como os produtos importados estão ficando inacessíveis também, já percebemos. Que muitos produtos e serviços já acostumados a serem comprados estão mais caros e temos que limitar nossos gastos, também ficou claro. Pior ainda é a quantidade de brasileiros que diante de um cenário econômico mais desafiador, perdeu seu emprego e agora tem que enfrentar a inflação, dólar e preços em alta, sem sua fonte de renda!!! Realmente um grande desafio…

A pergunta que não quer calar é a seguinte: “É possível se planejar para passar momentos de dificuldade e sentir realização em sua vida financeira?”

A resposta é sim!

Infelizmente não temos em nosso país uma cultura de planejamento de nossa vida, e muito menos para nossa área financeira. Com certeza em outros países as pessoas também enfrentam este problema, como o que aconteceu nos Estados Unidos com a crise financeira de 2008. Contudo, por lá, como em outros países desenvolvidos, a educação e cultura estão na nossa frente, inclusive na área financeira. É comum nestes países pagarmos por serviços de planejamento ou Coaching financeiro que ajudam as pessoas administrarem sua vida financeira de forma mais eficaz.

De qualquer modo, esteja você com dificuldades neste momento ou quer estar mais atento a esta área, pense nisso:

  1. Faça um Fluxo de caixa por escrito – Assim como nas empresas, precisamos colocar no papel as nossas contas, tanto o que recebemos de renda (salário, aluguel, juros, por exemplo) como as nossas despesas. Talvez você já tenha ouvido falar nisso, porém o ponto aqui é anotar em um papel, fazer uma planilha no computador, enfim, você precisa ver e entrar em contato com suas contas. O primeiro erro de quem está com problemas financeiros é fazer conta de cabeça! Saia dessa…
  2. Construa um colchão de segurança – Outro erro que as pessoas com problemas financeiros cometem é achar que a economia do país sempre estará bem e crescerá. Deixe-me explicar: nem as arvores crescem pra sempre! A economia é cíclica, como dizem os especialistas, ou seja, por um momento as coisas irão bem e por outro será mais difícil. Sabendo disso, para sua segurança financeira, faça uma reserva para pelo menos 6 meses de suas despesas. Tenha um plano de saúde e também, se você tem filhos pequenos, um seguro de vida que irá ajudar sua família em caso de fatalidades.

Seja como for, saiba que as pessoas que prosperam e sentem realização na vida financeira, preparam–se para o “inverno”, como as formigas.

Tenha coragem que dias melhores virão e aproveite as oportunidades!

E vamos em frente!

Riccardo Oliveira é Coach profissional, Palestrante e Autor com foco em liderança, vendas e carreira. Possui 25 anos de experiência como executivo e empresário, tendo vivência executiva em multinacionais de Tecnologia como Oracle e SAP. Foi sócio da rede de academias Companhia Athletica. Tendo certificado internacional de Coaching pelo Instituto IDHL/ASESCO, Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) e Certificação Internacional em Análise de Perfil Pessoal (DISC) pela Thomas International, atua como Coach há 5 anos conduzindo pessoas e empresas a produzirem em alta performance para resultados excelentes. Formado em Computação pela Universidade Mackenzie, é Pós-Graduado (MBA) em Marketing pela ESPM tendo feito Especialização em Finanças na Business School São Paulo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa