Quem vem acompanhando meus artigos na Cloud Coaching sabe que esta série é dedicada a como encontrar realização nas várias áreas de nossa vida. E para encontrar a verdadeira realização é fundamental o equilíbrio entre todas estas áreas, afinal de que vale ser bem sucedido na vida profissional sacrificando sua saúde, família e amigos.
O desafio é enorme e requer uma boa dose de autoconhecimento para priorizar nosso precioso tempo e escolher atividades que nos preenchem diariamente com sentimento de realização nas diferentes áreas de nossa vida.
A maior parte dos clientes de Coaching que atendo tem muita dificuldade em encontrar este equilíbrio. Um destes clientes, empresário do ramo de confecções, procurou-me exatamente porque profissionalmente e financeiramente sentia-se bem sucedido aos 46 anos, porém não havia casado e nem teve filhos, o que estava em sua lista de sonhos não realizados. Outra cliente, recém-casada, feliz em sua vida familiar, ressentia-se de não estar realizada profissionalmente e longe disso perdida, pois trabalhava em uma área a qual estava insatisfeita. Quantos outros exemplos poderia listar, muitos talvez da minha própria experiência, pois também invisto minha energia em buscar cada vez mais o equilíbrio e realização em minha vida.
Talvez a área de nossa vida que mais demande nosso tempo e dedicação é a vida profissional. Podemos rezar, orar, meditar diariamente, alimentando nossa vida espiritual, porém fazemos isso alguns minutos comparados às 8, 10, 12 horas dedicados à vida profissional. Podemos ficar 1 hora na academia ou correndo por dia para cuidar da saúde, mas ficamos 8, 10, 12 horas no trabalho. Sendo assim, é claro que nossa vida profissional é muito importante para nossa Autorrealização. Então, o que podemos fazer para buscar melhorar nossa vida profissional e nos sentirmos realizados com nosso trabalho:
- Invista no seu autoconhecimento – uma das maiores fontes de insatisfação profissional é não saber exatamente quais são seus talentos e qual sua verdadeira vocação. Acabamos trabalhando em algo mais ou menos, porque precisamos do dinheiro ou porque foi o melhor que apareceu, negligenciando o dom que nos foi dado. Invista seu tempo, seu dinheiro para se conhecer melhor e encontrar alguma área na qual encontrará satisfação. É o seu melhor remédio!
- Desenvolva suas competências – Ser competente significa ser capaz de resolver algum problema ou exercer alguma atividade com qualidade. Poucas escolas nos preparam de verdade para a vida profissional. Recebemos um caminhão de informações durante o período escolar, transformamos muitas em conhecimento mas nos falta a habilidade para usar estes conhecimentos. Portanto, pratique, repita várias vezes até ficar realmente bom naquilo que se propõe a realizar.
E vamos em frente que o 2° semestre já começou!
Participe da Conversa