E mais uma festa se aproxima, ou já acontece por todo país, a Festa Junina!
Quem não gosta de uma Festa Junina? Pra mim é sempre especial, pois a comemoração do dia de São João relembra o aniversário de minha filha Mariana, dia 24 de junho…
E para nós brasileiros, que gostamos de festa, é mais uma no calendário. O brasileiro por vocação é um povo festeiro, um povo social. Por isso, talvez, seja tão importante cuidarmos de nossa vida social!
Para alguns, cuidar da vida social é diversão e para outros parece um grande desafio. A verdade é que somos diferentes mesmo e existem pessoas mais extrovertidas e outras introvertidas. Tudo bem! O importante é a gente se conhecer e respeitar nossa natureza.
Mas por crença e experiência com os clientes de Coaching afirmo que é muito importante alimentar nossa vida social. Seja com os muito amigos, aqueles de tão próximos se tornam irmãos, quanto os colegas que dividem uma convivência diária no trabalho, por exemplo. O que nos preenche é poder viver com outros, ou conviver, afinal, não somos uma ilha, como diria o poeta…
Se puder dividir com você, sugiro 2 atitudes:
- Demonstre interesse por outros – a forma mais fácil de criar amigos ou no mínimo ter uma convivência social é demonstrar um pouco de interesse pela outra pessoa. Faça perguntas e de uma maneira sincera demonstre que está interessado e valorize o que a pessoa faz ou acredita. Funciona!
- Respeite as diferenças – Para conviver com amigos ou colegas é fundamental respeitar pensamentos, hábitos ou crenças. Sem o respeito, ou você não conseguirá conviver com a pessoa ou a própria pessoa cansará de você e se afastará. Portanto, respeite para ser apreciado!
E vamos pra festa Junina e tantas outras que nos alegram e alimentam nossa vida social…
Vamos em frente!
Participe da Conversa