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Como se reinventar e sair na frente em 8 passos

Está preparado para iniciar os 8 passos importantes para a reestruturação, para se reinventar e se tornar uma real referência DURANTE e PÓS-PANDEMIA?

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Como se reinventar e sair na frente em 8 passos

O que você ainda está esperando para redesenhar o seu negócio e se reinventar? É difícil aceitar que o seu negócio já estava no limite, todo desestruturado, sua capacidade ociosa, perda de mercado, equipe desgovernada, clientes insatisfeitos e a lucratividade em baixa?

Aos olhos de gestores e líderes, tudo estava dentro da normalidade, afinal sempre foi feito desta forma, a empresa cresceu, ganhou mercado, o lucro “estava garantido” (lucro este que hoje já não existe) e não preciso mudar nada.

Infelizmente este pensamento paira pela mente de muitos e muitos gestores, ao menos, até a chegada da pandemia, e agora se veem diante das mudanças iminentes e as ações e reavaliações são necessárias.

E agora? Olhando para o mercado, será que tudo estava realmente planejado e alinhado, principalmente os colaboradores e líderes capacitados e a contento?

Arrisco a dizer que certamente não, hoje o pensamento está mudando e aquele que não parou por um instante para avaliar o novo cenário está fadado ao esquecimento.

Gestores atentos conseguem identificar erros cruciais, principalmente no que tange à tecnologia, relutaram em aderi-la, julgavam treinamentos desnecessários e mantinham equipes despreparadas, muitas vezes a começar pela liderança. Infelizmente, ou até digo felizmente, com o agravante caos instalado, serão capazes de enxergar que estão no vermelho há algum tempo.

Seria necessário esperar chegar este caos para que percebesse que a prioridade está no investimento correto do recrutamento de colaboradores, seu alinhamento, capacitação e liderança?

Será que a preocupação e esforços desprendidos, abarcam somente o desenvolvimento de novos produtos e serviços? Será mesmo o suficiente? O que adianta desenvolver novos produtos, novos segmentos e deixar para trás o fator imprescindível, que é a equipe, ela quem irá implantar a descoberta perfeita no tão valoroso mercado. Você realmente acredita que a sua ideia perfeita se vende sozinha?

Grandes marcas por décadas funcionaram assim, produtos se vendiam praticamente sozinhos, porém de um tempo para cá, se viram obrigados a se reinventar e remodelar este pensamento devido a um fator de forte relevância: A mudança de comportamento do consumidor.

Hoje, não basta a empresa ter qualidade e excelência no desenvolvimento de produtos e serviços, a qualidade é item obrigatório, não mais um mero diferencial. Entenda uma coisa, se o produto ou serviço não estiver acompanhado de um excelente relacionamento, networking, confiança, e um SAC eficaz, tudo será transformado em ruínas e dará abertura para o CONCORRENTE nadar de braçadas.

Muitas são as perguntas, não é mesmo? Mas são de extrema valia para que avalie, estude e tenha atitudes corretas. Trafegue junto com o desenvolvimento, alinhado com o seu segmento, seu cliente e não ande na contramão.

Agora acredito que tenha entendido que as mudanças chegaram para ficar e este é o momento certo para reavaliar a empresa, sua equipe e o atendimento que presta ao seu cliente para que você possa se reinventar.

Como sempre afirmo em meus artigos e treinamentos, o cliente é o seu amigo fiel, o evangelizador da sua marca, o termômetro que definirá o que está certo ou errado. Nunca esqueça que sem o cliente você, sua empresa e os seus colaboradores não existem.

Está preparado para iniciar os 8 passos importantes para a reestruturação, para se reinventar e se tornar uma real referência DURANTE e PÓS-PANDEMIA? 

PRIMEIRO PASSO

Primeiramente, pare de querer achar um culpado, seja ele o coronavírus, o governo, o cliente, o mercado ou os seus colaboradores. Remoer erros e tentar encontrar um culpado não te levará a lugar algum, só irá estagnar ainda mais a empresa e não será possível se reinventar.

Admita que graves erros foram cometidos e agora pretende consertá-los, muitos erros foram cometidos por você e a sua gestão. Você acabou deixando de lado itens importantes como o relacionamento, treinamento adequado, o networking e principalmente, esqueceu o respeito com os clientes e com alguns colaboradores dedicados e capacitados.

Vamos relembrar um ponto importante, certamente sabe que o colaborador dedicado e puxa saco, não é o ideal e sim, aquele colaborador que além de dedicado, comprometido é também capacitado para a função que irá desempenhar.

Líderes também são fundamentais, é necessário analisar se estão adequados para a função, se lideram pelo exemplo, incluem solução de problemas, motivam, escutam e andam de mãos dadas com a equipe. Líder ditador ficou para trás.

Agora se ainda não analisou estes itens, este é o momento, analise friamente quais são os pontos positivos e negativos até aqui, assim poderemos prosseguir.

SEGUNDO PASSO

Depois de analisar quais são as pessoas que estão sob o seu comando e definir se estão no mesmo barco em direção ao objetivo que almeja, passamos para o passo seguinte.

Sente com “toda a equipe”, isso mesmo, toda a equipe, todos juntos, afinal trabalham na mesma empresa não é mesmo? Ou será que só se unem nas festas de final de ano, fingindo que são integralizados?

Escute todos eles, seja de que departamento for, peça ideias, sugestões, cada integrante do seu time tem uma visão diferente, convive em ambientes diversos, ou seja, sabem o que se passa dentro e fora da empresa.

Mapeie onde a sua empresa estava, qual valor era entregue, a quem era entregue e quais eram os feedbacks recebidos. Certamente muitos destes pontos foram desconsiderados e amontoados em pilhas de pesquisas inúteis que jamais foram analisadas e interpretadas com afinco. Engavetar dados não analisados é perda de tempo e recurso.

TERCEIRO PASSO

Agora que já analisou os seus colaboradores, líderes, gestão, clientes, ideias, mercado e o que falam sobre a empresa, esta na hora de analisar a forma como a sua empresa está sendo apresentada no mercado do seu interesse.

De certo, a estratégia defendida era a apresentação através das visitas pessoais, alguns contatos telefônicos e poucas propagandas, ao menos deve ter um site institucional. Mas será tem uma pessoa qualificada para administrar e responder prontamente as dúvidas, sugestões e principalmente as críticas apontadas?

Não precisa se envergonhar, muitas empresas pecaram nestes pontos e ainda relutam na mudança; o importante é admitir e começar a fazer o que é certo.

A mídia social, por exemplo, vem comprovando a cada dia a sua eficiência. É capaz de atingir um raio em grande escala, além de manter o relacionamento mais próximo com o cliente e definir com mais exatidão o que realmente desejam.

Com ela também é possível identificar o que o cliente realmente necessita, qual é a relevância do seu produto, o que o desagrada em sua empresa e como poderá melhorar.

QUARTO PASSO

É o momento de definir e iniciar o planejamento, o olhar no todo, o cenário que a empresa está inserida e o que deverá ser alterado. Neste item destaco um fator importante, sempre agregue a ajuda de um especialista. Ele ajudará a elencar, avaliar e encontrar novas soluções, alterações e mudanças necessárias.

Este passo é crucial para a sua remodelação. Procure um bom especialista, não um guru mirabolante com ideias e modelos de formulas mágicas.

A empresa não precisa de pessoas com palavras e atitudes motivacionais, réplicas baratas ou grandes estrelas de palco que possuem a fórmula mágica que pode ser alocada para qualquer segmento.

A empresa necessita de um profissional com conhecimento fundamentado, experiência real e comprovada. Atente-se aos falsos testemunhos, ao showman, às propagandas exageradas e conteúdos diversas vezes replicados e sem embasamento.

O mercado dispõe de grandes especialistas com entendimento e modelos reais que podem ser personalizados. Contudo, é necessário que ele saiba interagir e escutar a equipe, entendendo como funciona seu negócio integralizando todos.

Juntos o conhecimento se complementa e o modelo básico se torna personalizado, isto é relevante e abarca o que realmente a sua empresa almeja.

QUINTO PASSO

Olhe para o cenário que acabou de desenhar, entenda o que está nele, o que deve ser alterado, modificado, acrescentado e aquilo que deverá ser EXTINTO.

SEXTO PASSO

Separe os blocos, caso contrário ficará apenas no papel, comece a delinear as estratégias e ações para cada bloco que foi desvendado, um a um. A separação é necessária para que possa delimitar os passos que serão seguidos. Assim como um quebra-cabeça, colocamos peça a peça e, ao concluir, fechamos o todo.

SÉTIMO PASSO

Bom, agora temos o cenário como um todo, temos os blocos desenhados e separados. É hora de compartilhar com a equipe o novo planejamento. Designe aos líderes (sempre em conjunto) os passos que deverão ser implementados, forme um sistema de engrenagens.

A engrenagem funciona em movimento simultâneo, embora cada uma tenha a sua função, sozinhas não valem nada.

OITAVO PASSO

Desenhou, entendeu, analisou, separou, definiu estratégias, alocou ações, designou aos líderes a sua implantação? Chegou o momento de verificar o grau de comprometimento e eficiência dos líderes e colaboradores.

Perceba se a equipe realmente tem um bom líder, com competências fundamentais e essenciais para gerir esta equipe. Perceba se os colaboradores estão preparados e foram contratados alinhados ao perfil que exigia a sua função, isto é de suma importância.

Uma empresa que redesenha, analisa, planeja, investe, determina novas estratégias, mas não tem uma equipe para executar, é o mesmo que colocar o seu pescoço na guilhotina. Ou seja, pura perda de tempo, recursos e certamente perderá mais uma fatia do mercado.

Agora você entendeu quais são os passos fundamentais para se reinventar e remodelar seu negócio, sabe como encontrar um profissional que agregue, tem consciência da equipe que tem e entende o comportamento do consumidor, a bola agora está com você!

Então não perca mais tempo! Aproveite este momento para mudar a mentalidade, pensamentos e atitudes, para se reinventar de fato, para que no futuro você se surpreenda.

Conte com a ajuda de quem realmente entende, seja ele um consultor, mentor ou especialista, porém com seriedade. Ao encontrá-lo some o conhecimento dele ao seu conhecimento do seu segmento (mantendo sempre a mente aberta para ouvir). Some o conhecimento da sua equipe, afinal ambos vivenciam este mercado diariamente. Se esta conexão não for feita, entre você e o especialista, não será possível se reinventar. A empresa não sairá do lugar e sempre será imposta uma técnica geral na área que você e a sua equipe conhecem e tramitam constantemente. 

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro”

Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/

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Adriane Yared tem mais de 28 anos de experiência na área comercial, é Mastercoach em Vendas e Liderança, Design Thinker, Mentora Comercial e atualmente Mediadora e Conciliadora Judicial do TJSP/TJPR e TRF3 e Mediadora Extrajudicial. Bacharel em Direito, Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós-MBA em Design Thinking, Master em Design Thinking, atualmente faz Pós-graduação em Processo Civil. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Comissão de Mediação e Conciliação – Campinas, plataformas Cloud Coaching e Mediar. Tem artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Coautora no Manual do Relacionamento com o Cliente, Coautora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito é o desenvolvimento dos profissionais da área comercial, liderança e solução pacífica e alternativa de conflitos, tudo integrado às diversas áreas estudadas somadas à sua expertise e experiência.
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