Vender é uma função natural do homem. Até mesmo quando não percebemos usamos deste artifício para atingir determinados objetivos, seja em nossa vida pessoal, ou profissional. Da mesma forma, ser um vendedor de sucesso é uma das profissões mais difíceis do mercado, prova disso é que este setor possui a maior rotatividade, que qualquer outro, nas empresas.
Dito isto, como pode as vendas serem usadas inconscientemente pela maioria das pessoas e, ao mesmo tempo, encontrar vendedores adequados se apresenta como uma tarefa quase impossível?
Existem várias justificativas para isso, algumas delas podem ser:
- A pessoa trabalha com vendas, mas não tem o perfil necessário para vender, ou
- Ela pode estar vendendo o produto errado.
Entretanto, independentemente da razão pela qual ser um vendedor de sucesso não seja assim tão simples, vou partilhar duas dicas incríveis, que a maioria dos vendedores não sabe, sobre como ser um vendedor de sucesso pode ser mais simples, para qualquer pessoa.
Empatia e versatilidade
Para ser um vendedor de sucesso com esta habilidade, o profissional precisa demonstrar interesse real em seu potencial cliente, realizar perguntas que exijam respostas mais completas e descritivas, criar uma interação para além de suas obrigações, ou seja, o vendedor não deve apenas falar sobre o produto/serviço que pretende oferecer. Ao invés disso, deve focar a sua atenção na pessoa que mais importa no momento, o cliente.
A partir daí, desperta o que gosto de chamar de versatilidade, isso quer dizer, a capacidade do vendedor em moldar o seu comportamento de acordo com cada situação, mais especificamente, adaptar as suas reações ao perfil de cada comprador.
Após criar um vinculo com seu cliente, você precisa saber exatamente como vai agir com ele para ser um vendedor de sucesso nesta negociação. Em outras palavras, o profissional de vendas pode agir de maneira formal, informal, simpático ou reservado de acordo com o receptor da mensagem.
Imagine a seguinte situação, você é um vendedor de carros e se depara com um potencial comprador mais reservado, pensativo. Se você se dispuser a recebê-lo de forma muito informal, alegre e falante, provavelmente, ele não irá comprar de você. Agora, mostrando-se profissional e abrindo espaço para que ele exponha o seu ponto de vista, suas probabilidades de fechar uma venda serão muito maiores.
Ego-drive
Um dos diferenciais para ser um vendedor de sucesso é possuir o ego-drive. Esta definição se refere à automotivação, baseada inteiramente no espírito de competitividade. Apesar da semelhança com o otimismo, o ego-drive exige do profissional a fome por vitória, neste caso, não basta apenas fazer, ele tem que fazer para vencer.
Se você é movido por objetivos, metas e resultados, você tem ego-drive. Ser um vendedor de sucesso com esta habilidade será muito simples, pois o profissional fará todo o possível para chegar até onde deseja fechar a venda. Não há objeções que possam pará-lo, é persistente e determinado!
Apresentamos duas técnicas indispensáveis para que qualquer pessoa saiba como se tornar um vendedor de sucesso. Logicamente, existem muitas outras.
Rui Mesquita
http://www.ruimesquita.com.br
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