Como Ser um Verdadeiro Comunicador?
Ser comunicador é poder se expressar em todos os setores da sociedade e nos âmbitos pessoais e profissionais com maestria e entendimento junto ao seu interlocutor.
Se comunicar não é apenas falar. Mas escrever, gesticular, silenciar, dentre outras artes que o ser humano busca para levar a sua mensagem. Vide que o indivíduo interpreta da maneira que recebe a informação, formando assim a sua opinião.
Neste artigo, que é a forma que eu interajo com você, mensalmente, por intermédio da escrita, então trago os quatro pontos fundamentais para todos que desejam se tornar um “verdadeiro comunicador”.
O primeiro ponto, antes mesmo de interagir com o seu ouvinte, você deve “CONHECER” a pessoa por completo. Para isso, o primeiro passo antes de agendar a reunião, é realizar uma pesquisa minuciosa e detalhada. Será com as informações adquiridas que o diálogo fluirá com naturalidade. Outro ponto do “CONHECER” é você saber tudo que irá transmitir, sem medo de travar, caso haja dúvidas existentes. Isso porque as respostas serão o diferencial para a sua aceitação.
O próximo passo, tão importante que o conhecer o seu interlocutor e o seu domínio, é “GOSTAR” do que você faz. E também do que oferecerá para a pessoa em que se prontificou a te ouvir. Prender a atenção do ouvinte é entender que tem que ter envolvimento, por isso, estar presente é fundamental.
Quando falamos de credibilidade, o comunicador só adquire essa habilidade se “ACREDITAR” no que vai transmitir. Crer que sua informação é relevante para o ouvinte e, por conseqüência, venha a agregar algo à ele. Por isso, sempre temos que confiar em nosso conhecimento para nos comunicarmos melhor.
O último ponto que não poderia deixar de citar é “SATISFAÇÃO”. Isso porque o prazer de servir o outro com o seu conteúdo ou sua vontade de conquistar a audiência, devem prevalecer continuamente. Lembre-se de que não há comunicação sem a felicidade de atingir os objetivos e cumprir a sua missão.
Os pontos apresentados, acima, são importantíssimos para começar a preparação da sua apresentação. Afirmo, que não existe aprendizado sem prática, pois somente com a constância de exercícios, que o comunicador chegará ao ideal.
Estar consciente de suas ações, entender que conhecer o que faz, quem é a pessoa que você conversará e que gostar do tema são essenciais. E, acrescento, se gostar da pessoa que conversará é melhor ainda. Acreditar que todo o seu conhecimento é relevante para quem vai dialogar, para alcançar a satisfação de ter feito o melhor para alguém, isso é ser comunicador!
Todas as pessoas precisam se comunicar! E, como eu sempre digo, aprendemos em casa, nos relacionando com as pessoas que estão à nossa volta. Assim podemos nos desenvolver com quem nos valorizará e orientará para encontrarmos a excelência.
Gostou do artigo? Quer saber mais como se tornar um verdadeiro comunicador? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Todo orador tem que ser… DINÂMICO!
Participe da Conversa