Aproxima-se a época mais temida do ano por aqueles que passam a vida em “dietas”.
Eu não gosto especialmente da palavra dieta e raramente a uso, pois está associada a emoções e pensamentos negativos.
Na maior parte das vezes quando alguém nos diz que está “em dieta”, automaticamente ideias como: sacrifício, não comer o que se gosta, passar fome… acredito que estejam logo no TOP3!!
E na verdade se pensamos isso de alguém… imagine o que acontece na sua mente e motivação, quando todos os dias vai dizendo: “Não posso comer porque estou em dieta!”
Nesse sentido, sei que esta é uma altura crítica… os eventos sociais somam-se, os pratos típicos desta época devem ser os mais calóricos de sempre e a doçaria, é mais que muita!
Só que, o que digo SEMPRE aos meus pacientes, até para os acalmar, é que o que verdadeiramente conta não é o que se faz entre o Natal e a passagem de ano… porque aí falamos de 15 dias no máximo!!
Mas o que verdadeiramente conta, é o que irá fazer e como irá fazer, entre a passagem de ano e o Natal seguinte!!
Esta é a mensagem que hoje pretendo transmitir.
Por que ficamos tão preocupados nesta época do ano, que apenas acontece 1x/ano, quando o que realmente importa são as escolhas diárias?
- O contrariar a vontade quando apetece ficar mais 5 minutos na cama, mas o despertador tocou para ir fazer uma corrida matinal!
- A capacidade de optar por um prato mais saudável, acompanhado de bastantes vegetais, quando se têm à frente um bife com batatas fritas!
- O optar por uma água, quando o que apetece é um daqueles sumos cheios de açúcar!
Estas sim, são as escolhas que devem fazer parte do seu quotidiano numa base diária!
Aqui reside a dificuldade… em contrariar a vontade quando parece que temos uma vozinha maléfica internamente, tentando nos seduzir para um monte de calorias!!
Este, é também o segredo, de quem consegue levar uma “dieta” do princípio ao fim e consegue ao final de 6 meses, obter menos 20Kg, como muitos dos meus pacientes!
Aqui reside o grande segredo de quem é bem-sucedido, para aqueles que passam a vida “tentando perder peso” e mais um ano passa, e outro ano passa… e o peso com que se termina o ano, por vezes, ainda é superior ao que se começou!
Aliás, nesta fase pergunto: Qual o peso que tinha em Janeiro de 2018? E qual o peso que tem HOJE?
E após tudo isto… ainda acredita que a época natalícia é o que verdadeiramente “estraga” ou “dificulta” o seu processo de emagrecimento?!
Como já várias vezes referi ao longo dos meus artigos, emagrecer é de dentro para fora e tem a ver com a sua capacidade de resistência, persistência e automotivação!!
Por isso… neste ano de 2018… FAÇA DIFERENTE, para efetivamente conseguir obter RESULTADOS DIFERENTES durante o ano de 2019, que já está aí à porta!!
Desejo um Natal bem recheado…de amor, carinho e muita motivação!
E que 2019 seja um ano de realizações e concretizações!
Joana Carvalho Costa
www.nutri-coaching.com
joana.costa@nutri-coaching.com
Participe da Conversa