fbpx

Como sustentar uma mudança a longo prazo?

O nosso cérebro demora certo tempo para transformar algo em um hábito. O que fazer então?

O fato é que na virada do ano você decidiu entrar na academia e se alimentar melhor, tudo indo muito bem, no mês de janeiro, no entanto o mês de fevereiro chegou e aquela motivação toda perdeu a força e você se vê com desânimo, sem dizer naquele bolo, pizza e o seu sofá te convidam insistentemente para quebrar sua promessa/decisão do final de ano.

Se você cair na tentação e mentalmente falar para si: “Só hoje não vou à academia e vou comer este bolo aqui, amanhã vou à academia e está tudo certo”.

Eu te pergunto se fizer isto com a possibilidade de no outro dia você acordar animada e ir?

Pois é exatamente por esta resposta que sugiro fortemente para você prosseguir, o nosso cérebro demora certo tempo para transformar algo em um hábito.

Um exemplo de um hábito é escovar os dentes, você faz isto naturalmente, caso contrário ficaria extremamente desconfortável, pois o seu cérebro já se habituou, afinal foram anos escovando os seus dentes, portanto isto criou um caminho neural em seu sistema nervoso central e você faz isto com total naturalidade.

A ideia é fazer o mesmo com a academia e a alimentação saudável, ou qualquer coisa que queira transformar em um hábito.

Para sustentar qualquer mudança ao longo prazo, portanto, é necessário persistência, caso contrário você provavelmente voltará fazer o que fazia. E nem pense em se tornar uma carrasca, extremamente rígida e se bater, aprenda ser sua melhor amiga. Semanalmente veja o seu progresso naquilo que escolheu mudar e se dê os parabéns, caso tenha evoluído. O autor Charles Duhigg fala exatamente sobre isto em seu livro.

Caso queira se aprofundar sobre este assunto sugiro que leia o livro: O poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg (Editora Objetiva).

Por amor a você se houver algo que esteja gerando algum tipo de desconforto em sua vida, saiba que você pode escolher mudar. No entanto só conseguirá avançar se persistir, não é simples, dá trabalho. Mas cá entre nós o que não dá trabalho? Cozinhar um ovo dá trabalho, fazer um relatório dá trabalho. O fato é que este trabalho que estou propondo aqui neste artigo será altamente recompensador, pois, você conseguirá ter mais orgulho de si mesma por sua vitória pessoal. Independentemente do que escolher mudar.

Tudo muda, quando você de fato muda!

Até o próximo artigo, cuide-se com amor!

Um forte abraço!

Adriana

Ádria Gutman é Terapeuta, Escritora e Palestrante. Com formações em Life, Executive e Master Coach (ABC), Terapeuta ThetaHealer® (THINK/Thetahealing Institute of Knowledge), Terapeuta e facilitadora de Barras de Access™ (Access consciousness), Mestre em Reiki Usui, Oneness Deeksha Giver (Oness University). Facilitadora de cursos online e presenciais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa