Como Usar a Oratória em todos os lugares que convivemos!
O primeiro passo para se comunicar é ampliar a qualidade da sua oratória e, como você leva a mensagem para o grupo escolhido. Possuímos diversos ciclos sociais ou profissionais, que as pessoas no dia a dia participam e em cada um deles, existe uma fórmula certa para interagir.
Eu mesmo, dedico uma aula inteira do meu curso de ORATÓRIA, LÓGICA E INTERPRETAÇÃO (OLI) para fazer com que as pessoas pratiquem com as outras pessoas que convivem nas salas de aulas ou dentro da própria casa. Mostrando a eles, ao longo do processo, que estarão aptos e habilitados para darem saltos mais altos na vida e na carreira.
- Pare e olhe para os lados, neste momento, e veja quantos meios de comunicação estão disponíveis para você. Desses recursos, quantos você está usando agora?
- Se você conseguiu identificar todos os recursos que tem a sua volta, ficou fácil para você responder, com a mesma dedicação, a próxima pergunta: Quantas pessoas estão a sua volta neste momento?
- Responda para você, quando foi a última vez que teve uma conversa aberta, transparente, envolvente, que fortaleceu os laços com essa pessoa que está ao seu lado?
- Faça um outro teste, descreva todos os objetos que está ao seu lado e o que as pessoas estão fazendo. Mas extraia todos os detalhes possíveis para que dessas observações, você possa usá-la em qualquer diálogo ou apresentação.
São perguntas simples que as pessoas não respondem para si e quando veem, perdem a conexão com o mundo atual e as demais pessoas. Dessa forma, excluindo a possibilidade de se conectarem com tudo e todos, garantindo a comunicação ideal e assertiva para a sua vida e a carreira.
Todos os setores da sociedade precisam de bons comunicadores, formadores de opiniões, multiplicadores de conhecimentos, facilitadores. Pessoas que explorem ao máximo o potencial dos pares para termos empresas mais prósperas, famílias unidas, seres humanos participativos e conscientes que a vida é de descoberta. Para encontrarmos as respostas, novas teorias, filosofias. Precisamos praticar a arte de se comunicar, seja pela fala, gestos ou qualquer forma de expressão que podemos levar para o público-alvo.
Não existe restrições quando buscam o melhor para as pessoas e nos oferecemos para desenvolvê-las, indiferentemente do seu nível acadêmico, sendo ou não diplomado. O que importa é que você saiba que está somando para aquela pessoa que reservou cinco minutos ou menos para você ou para quem seja. Mas que seja tempo suficiente para gerar a mudança necessária para que no futuro possam juntos buscarem novos conceitos, novas formas de levar a vida. E quando perceberem foi a comunicação entre vocês que, de fato, trouxe de presente a alegria, paz e harmonia para o seu ambiente e convívio.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como usar a oratória em todos os lugares que convivemos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Formas de Utilizar a Postura e os Gestos com Assertividade em Suas Apresentações
Participe da Conversa