É assim: a gente se sente desorganizado, sem foco e sem saber o que fazer primeiro. Não é? Daí é um pulo para acreditarmos que SOMOS desorganizados, sem foco e não sabemos priorizar as coisas – e caímos na armadilha de viver de qualquer jeito, como se fossemos uma macarronada em que não sabemos por qual espaguete começar (tá vendo que filosofia profunda?).
Então, se você é como a maioria das pessoas com quem tenho conversado, você tem dito que tem feito muita coisa ao mesmo tempo. Eu concordo e sinto o mesmo: são os tempos contemporâneos que nos fazem acreditar que TEMOS que ser tudo ao mesmo tempo, TER tudo ao mesmo tempo, CONTROLAR tudo e sermos felizes (e publicar no Face ainda por cima). Portanto, esse já é o primeiro passo: desista de querer fazer tudo. Não dá!
Está cheio de pesquisas por aí que mostram que as coisas não funcionam tão bem no nosso cérebro quando nos propomos a tentar dar conta de tudo ao mesmo tempo. No final, e você nem precisa de pesquisa para saber disso, você faz tudo mal feito quando se propõe a olhar seus filhos e trabalhar no computador, postar no seu Instagram e almoçar com alguém, tomar banho e falar no celular (oi?). Não é novidade pra ninguém. Mas então, como saber o que fazer?
Eu vou te propor um jeito, que é o que funciona pra mim e que eu normalmente uso para ajudar meus clientes. O mais bacana é que quando fazemos essa atividade, eles me reportam um imediato alívio por terem finalmente encontrado um jeito para fazerem o que querem das suas vidas e botarem foco no que de fato interessa – o que me leva ao ponto principal desse texto:
Muitas vezes esse excesso de afazeres é só uma desculpa para não fazermos o que temos que fazer e nos responsabilizarmos por construir (nós mesmos) a vida que queremos. É um movimento sabotador, no fundo. Criar o viver que você quer está em suas mãos, óbvio, e você já sabe disso. Mas efetivamente tomar as rédeas e botar pra funcionar seus planos exige sua real PRESENÇA. Exige sua entrega, exige coragem – e tudo isso dá muito trabalho. Um trabalho que pode exigir remexer em coisas que não se tem condições agora, ou de escolher e fazer renúncias, ou de se posicionar… enfim. Muitas as desculpas para não sermos a nossa melhor versão. Só quero que você reflita e veja se não é isso que está rolando com você: se apegando à desculpa do excesso de coisas para fazer, ou da falta de tempo, para não seguir adiante na construção de um viver mais potente.
Se for isso, quero te alentar: você não está só! Creio que nossa sociedade ocidental está viajando total na maionese, imersa numa distração sem fim, medicada até as tampas – e muito infeliz. Não é a toa que tudo parece imenso demais para darmos conta. Mas dá. Dá para você quebrar esse ciclo e ir adiante, para construir uma forma distinta e muito sua de estar nesse mundão. Vamos começar agora, pelo seu calendário.
Pegue o seu calendário de uso atual – ou escolha um pra começar a usar. Pode ser qualquer um deles – se você usa o Gmail, tem disponível o Google Agenda. Pode ser o Ical, pode uma agenda de papel, o que for.
Comece a listar as coisas que hoje precisam ser organizadas de fato (é nessa hora que a gente começa a ver que tem coisas que não são prioritárias ou necessárias – oba!). Essa ordem abaixo pode ajudar:
1º – Compromissos fixos que JÁ ACONTECEM e precisam continuar acontecendo nos horários atuais.
Exemplos: levar crianças pra escola ou outra atividade. Ginástica. Me arrumar para sair. Andar com o cachorro. Escrever. Fazer almoço/jantar. Yoga. Meditação. Ajudar na lição de casa. Estudar. Terapia. Fazer prospecção de clientes. Ir na sessão de Coaching, etc.
2º – Coisas que JÁ ACONTECEM E QUE AINDA NÃO TÊM HORÁRIO definido na sua agenda.
Exemplos: Passar tempo com seu companheiro(a). Brincar com os filhos. Andar com o cachorro. Lavar o carro. Ler. Estudar, ver e-mail, checar redes sociais (Juro! Não me olhe com essa cara… você pode sim botar essas coisas em seu devidos lugares).
ATENÇÃO: Se você é autônomo ou “freela”, pode se organizar colocando na agenda os seus horários de trabalho, separados por cliente/projeto. Tente por na agenda um horário fixo para se dedicar a cada um deles individualmente, como se fossem horários de reunião em sua agenda, com o tempo necessário para terminar o que tem que ser feito.
3º – Coisas que AINDA NÃO ACONTECEM E VOCÊ QUER QUE ACONTEÇA.
Exemplos: Fazer o lanche da tarde. Meditação. Ginastica. Ler. Escrever. Estar (na presença real) com os filhos, com os pais, com os amigos, com o marido/esposa/namorado/familiares. Prospectar clientes. Escrever os posts para sua página profissional. Procurar um apê novo.
Agora pegue cada um dos itens do 1º passo e coloque, de maneira bem realista em seu calendário. Veja quais os melhores horários para você ou horários possíveis, preste atenção para fazer de forma a casar com o seu relógio biológico (eu trabalho melhor a tarde e escrevo à noite. Então levo isso em consideração para separar meus horários). Quando acabar, coloque os itens que você listou no 2º passo até acabar. Daí passe para o 3º passo.
Beleza? Bom, agora algumas dicas para você seja mais efetivo:
- Todo dia de manhã, antes de começar o dia, dê uma olhada no que você tem pra fazer e se comprometa a fazer tudo. Tipo metas do dia;
- Comece e termine cada coisa que você se comprometeu a fazer de uma vez só. Tente não começar outra coisa, ou “só dar uma olhadinha no Facebook” no meio de algo;
- Se te ajudar, use o timer do seu celular para se concentrar pelo tempo que se propôs. É bem útil e pode te ajudar a ter uns “insights”.
Por fim, vale lembrar: retomar o controle do tempo e conseguir se organizar pode ser difícil. Nem sempre se consegue fazer tudo o que se propôs, ou nem sempre o que se planejou dá certo. Normal. Continue tentando. Aos poucos vá implementando o que é possível para você e faça os ajustes necessários. Se não tentar, é aí que não vai mudar nada mesmo – mas essa é uma oportunidade linda de auto (re) conhecimento, de você tomar as rédeas do seu tempo e da sua vida. E fazer dela o que bem entender!
Com amor e com alma,
Karinna
PS: Conte-me o que rolou com você depois de ler o texto? Conseguiu fazer o exercício? O que surgiu de insights? Conte tu-do! 😉
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