
Com usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte IV)
Nesta série de artigos, estamos explorando como usar os conceitos de inteligência artificial (IA) no seu negócio ou empreendimento. Na primeira parte, apresentamos uma visão geral do processo de adoção de uma ferramenta de IA (leia aqui). Na segunda, apresentamos os conceitos básicos e as potencialidades da IA, bem como suas aplicações e tendências no mercado (leia aqui). E na terceira, apresentamos as áreas onde a IA pode certamente impactar o seu negócio (leia aqui). Vamos então à quarta parte:
Defina metas claras
Um dos grandes motivos que levam a desistência da implantação de processos suportados por inteligência artificial nos negócios, é sem dúvida a falta de definição de metas claras para os processos melhorados e de medição dos resultados obtidos.
Essa falta de gestão não permite que os resultados dos processos sejam avaliados e ajustes sejam realizados quando necessários, fazendo assim com que os programas de implantação de IA morram de inanição.
Como podemos definir metas claras para a implantação da IA?
No artigo anterior, falamos de diversas áreas e processos de negócio que estão sendo impactados pela IA: atendimento ao cliente, marketing, vendas, recursos humanos, finanças, operações, logística, manutenção, por exemplo.
Identifique 1 ou 2 áreas prioritárias do seu negócio, nas quais a automação poderá trazer, de fato, resultados expressivos para você e seus clientes. Faça uma análise da situação atual dessas áreas e seus processos, registrando então os valores dos indicadores de desempenho mais importantes.
Em seguida, crie o plano de implantação da IA em conjunto com sua equipe de transformação digital. Estabeleça então metas de melhoria para os indicadores de desempenho que você registrou.
Ao longo da implantação da IA, monitore os indicadores e então aja sempre que necessário.
Veja alguns exemplos de indicadores e metas que você pode utilizar!
1. Atendimento ao Cliente
- Redução do número de funcionários dedicados ao atendimento ao cliente;
- Redução do tempo de atendimento ao cliente;
- Aumento da eficácia na solução de solicitações dos clientes;
- Aumento da satisfação do cliente com o atendimento.
2. Marketing e Vendas
- Aumento do retorno do investimento em campanhas de marketing;
- Determinação mais detalhada do perfil de clientes da empresa;
- Aumento dos pedidos de venda em canais digitais.
3. Recursos Humanos
- Redução do tempo de contratação de talentos;
- Avaliação mais assertiva dos conhecimentos da força de trabalho;
- Aumento da satisfação com o processo de capacitação e treinamento organizacional.
4. Finanças
- Redução do tempo gasto com tarefas de conciliação e auditorias;
- Aumento da detecção de fraudes;
- Redução no tempo de preparação do orçamento anual da empresa.
5. Operações e Logística
- Redução e otimização dos níveis de estoque;
- Redução do consumo de combustíveis;
- Maior precisão no cumprimento de prazos de entrega.
6. Produção e Manutenção
- Aumento do uso de técnicas de manutenção preditiva, onde aplicável;
- Redução de erros de planejamento da produção.
Não perca tempo, elabore já seu plano de implantação de IA no seu negócio, mas não esqueça de estabelecer os indicadores de desempenho e suas metas, para guiar seu caminho e permitir a correção rápida da rota quando necessário.
Não fique fora de dessa evolução!
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como podemos definir metas claras, de fato, para a implantação da IA em seu negócio? Então, me chame no WhatsApp (12) 99605-1999. Terei o maior prazer em ajudar!
Até o próximo artigo!
Um abraço.
Marcelo Farhat
https://www.meetnetwork.net
https://www.linkedin.com/in/araujomf/
Referências: 1. Zendesk - https://www.zendesk.com.br/blog/como-as-empresas-estao-usando-ia 2. TOTVS - https://www.totvs.com/blog/inovacoes/aplicacoes-da-inteligencia-artificial/ 3. Genyo - https://genyo.com.br/intelgencia-artificial/ 4. IBM - https://www.ibm.com/br-pt/think/topics/artificial-intelligence-business-use-cases 5. EngDB Blog - https://blog.engdb.com.br/ia-nas-empresas-aplicacoes/ 6. ITForum - https://itforum.com.br/noticias/12-casos-de-uso-de-ia/ 7. EngDB Blog - https://blog.engdb.com.br/ia-nas-empresas-aplicacoes/
Confira também:
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte I)
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte II)
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte III)
Participe da Conversa