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Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte IV)

Quer adotar Inteligência Artificial no seu negócio com sucesso? Descubra qual o segredo que está por trás de um plano de implementação eficiente. Aprenda como traçar objetivos estratégicos para cada setor, otimizar processos e garantir resultados reais!

Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte IV)

Com usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte IV)

Nesta série de artigos, estamos explorando como usar os conceitos de inteligência artificial (IA) no seu negócio ou empreendimento. Na primeira parte, apresentamos uma visão geral do processo de adoção de uma ferramenta de IA (leia aqui). Na segunda, apresentamos os conceitos básicos e as potencialidades da IA, bem como suas aplicações e tendências no mercado (leia aqui). E na terceira, apresentamos as áreas onde a IA pode certamente impactar o seu negócio (leia aqui). Vamos então à quarta parte:


Defina metas claras

Um dos grandes motivos que levam a desistência da implantação de processos suportados por inteligência artificial nos negócios, é sem dúvida a falta de definição de metas claras para os processos melhorados e de medição dos resultados obtidos.

Essa falta de gestão não permite que os resultados dos processos sejam avaliados e ajustes sejam realizados quando necessários, fazendo assim com que os programas de implantação de IA morram de inanição.


Como podemos definir metas claras para a implantação da IA?

No artigo anterior, falamos de diversas áreas e processos de negócio que estão sendo impactados pela IA: atendimento ao cliente, marketing, vendas, recursos humanos, finanças, operações, logística, manutenção, por exemplo.

Identifique 1 ou 2 áreas prioritárias do seu negócio, nas quais a automação poderá trazer, de fato,  resultados expressivos para você e seus clientes. Faça uma análise da situação atual dessas áreas e seus processos, registrando então os valores dos indicadores de desempenho mais importantes.

Em seguida, crie o plano de implantação da IA em conjunto com sua equipe de transformação digital. Estabeleça então metas de melhoria para os indicadores de desempenho que você registrou.

Ao longo da implantação da IA, monitore os indicadores e então aja sempre que necessário.


Veja alguns exemplos de indicadores e metas que você pode utilizar!


1. Atendimento ao Cliente
  • Redução do número de funcionários dedicados ao atendimento ao cliente;
  • Redução do tempo de atendimento ao cliente;
  • Aumento da eficácia na solução de solicitações dos clientes;
  • Aumento da satisfação do cliente com o atendimento.

2. Marketing e Vendas
  • Aumento do retorno do investimento em campanhas de marketing;
  • Determinação mais detalhada do perfil de clientes da empresa;
  • Aumento dos pedidos de venda em canais digitais.

3. Recursos Humanos
  • Redução do tempo de contratação de talentos;
  • Avaliação mais assertiva dos conhecimentos da força de trabalho;
  • Aumento da satisfação com o processo de capacitação e treinamento organizacional.

4. Finanças
  • Redução do tempo gasto com tarefas de conciliação e auditorias;
  • Aumento da detecção de fraudes;
  • Redução no tempo de preparação do orçamento anual da empresa.

5. Operações e Logística
  • Redução e otimização dos níveis de estoque;
  • Redução do consumo de combustíveis;
  • Maior precisão no cumprimento de prazos de entrega.

6. Produção e Manutenção
  • Aumento do uso de técnicas de manutenção preditiva, onde aplicável;
  • Redução de erros de planejamento da produção.

Não perca tempo, elabore já seu plano de implantação de IA no seu negócio, mas não esqueça de estabelecer os indicadores de desempenho e suas metas, para guiar seu caminho e permitir a correção rápida da rota quando necessário.

Não fique fora de dessa evolução!


Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre como podemos definir metas claras, de fato, para a implantação da IA em seu negócio? Então, me chame no WhatsApp (12) 99605-1999. Terei o maior prazer em ajudar!

Até o próximo artigo!

Um abraço.

Marcelo Farhat
https://www.meetnetwork.net
https://www.linkedin.com/in/araujomf/

Referências:
1. Zendesk - https://www.zendesk.com.br/blog/como-as-empresas-estao-usando-ia
2. TOTVS - https://www.totvs.com/blog/inovacoes/aplicacoes-da-inteligencia-artificial/
3. Genyo - https://genyo.com.br/intelgencia-artificial/
4. IBM - https://www.ibm.com/br-pt/think/topics/artificial-intelligence-business-use-cases
5. EngDB Blog - https://blog.engdb.com.br/ia-nas-empresas-aplicacoes/
6. ITForum - https://itforum.com.br/noticias/12-casos-de-uso-de-ia/
7. EngDB Blog - https://blog.engdb.com.br/ia-nas-empresas-aplicacoes/

Confira também:
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte I)
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte II)
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte III)

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Marcelo Farhat é mestre em engenharia da produção e qualidade pelo ITA, MBA em administração de recursos humanos pela FAAP e engenheiro mecânico pelo ITA. Consultor empresarial desde 2007 tendo apoiado a avaliação e estruturação de empresas em diversos ramos de atividade, onde implantou programas de inovação e empreendedorismo, visando a evolução e expansão dos negócios dos clientes. Mentor de diversas startups nos programas de aceleração Inovativa do Governo Federal e HackBrasil do MIT. Professor da disciplina Confiabilidade de Sistemas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e para empresas de diversos segmentos, como mineração, aeronáutica, geração de energia. Diretor de empreendedorismo e inovação na ABCO (Associação Brasileira de Consultores) e sócio da souzAraujo Consultoria Empresarial. Desenvolveu, em parceria com o ITA e apoio do CNPq, o MEET – diagnóstico e benchmarking, ferramenta de diagnóstico dos processos organizacionais de empresas que identifica as forças e fraquezas das organizações avaliadas, além de realizar a comparação com os resultados obtidos pelo conjunto de empresas previamente avaliado, cuja aplicação é efetuada em um software na nuvem de dados por consultores credenciados em suas regiões de atuação.
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