fbpx

Como Usar o WhatsApp de Forma Inteligente em Seu Negócio

4 dicas para você usar o WhatsApp da melhor forma para seu negócio. Além de não importunar seu público, você passará uma imagem profissional e respeitosa.

Como Usar o WhatsApp de Forma Inteligente em Seu Negócio

Como Usar o WhatsApp de Forma Inteligente em Seu Negócio

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como usar o WhatsApp de forma correta, inteligente e sem incomodar leads ou clientes. O receio de perturbar é justificado, já que frequentemente recebemos spam ou somos incluídos em grupos, sem uma autorização prévia.

Neste artigo, apresento quatro dicas para você aproveitar esta ferramenta incrível, o WhatsApp, da melhor forma. Além de não importunar seu público, você passará uma imagem profissional e respeitosa.

1) Priorize as listas de transmissão (e não os grupos) em suas divulgações no dia a dia

O grande problema dos grupos é que o telefone de todos os participantes fica exposto. E isso por si só já causa uma grande objeção, já que problemas com clonagem são bastante frequentes no WhatsApp.

Na lista, os dados não ficam abertos. E funciona como quando você envia um email com todos os destinatários em cópia oculta. Ou seja, proporciona muito mais privacidade.

Uma dificuldade que temos no uso das listas de transmissão é que a inserção dos contatos é feita de forma manual. Mas reforço: para o disparo de mensagens rotineiras, como a divulgação de conteúdos, novidades, produtos e serviços, a lista é mais indicada.

2) Use os grupos em eventos que mobilizam um grande número de pessoas

Como eu disse acima, incluir manualmente cada pessoa na lista de transmissão é um processo trabalhoso, braçal. E isso se torna inviável em algumas situações.

Se você vai realizar um evento online e gratuito, por exemplo, e quer usar o WhatsApp para se comunicar com os inscritos, adotar os grupos é melhor. Isso porque uma ação deste tipo pode gerar milhares de inscritos, inviabilizando usar as listas.

A grande vantagem dos grupos é que as pessoas podem entrar através de um link, bastando ao organizador criar apenas os grupos em si. Além disso, hoje existem no mercado ferramentas que direcionam o usuário para outro grupo quando o anterior já lotou, facilitando demais toda a gestão.

3) Pare de mandar apenas mensagens de venda

Mescle conteúdo informativo com comercial. Isso aumentará o nível de atenção dado pelos membros e diminuirá a taxa de saída, afinal, ninguém aguenta ser bombardeado o tempo todo com vendas.

Leve informação relevante, apresente benefícios que seus produtos ou serviços oferecem e mostre como seu negócio resolve as dores do seu cliente. A venda, assim, acontece naturalmente.

4) Defina horários de atendimento no WhatsApp

As pessoas estão conectadas 24 horas por dia no aplicativo e podem ficar frustradas se a empresa demorar para responder uma mensagem enviada em pleno domingo, por exemplo.

Para evitar esse tipo de problema, crie mensagens automáticas para serem enviadas quando chegar algum contato fora do horário de expediente.

Ao colocar em prática essas quatro dicas, seu negócio usará o WhatsApp de forma correta e eficaz.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como usar o WhatsApp de forma inteligente em seu negócio? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br

Confira também: 10 dicas para estruturar um curso online de sucesso

 

Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa