Como utilizar o DISC para dar e receber feedback de forma mais assertiva
A maioria dos profissionais de RH conhece a metodologia DISC, mas na maioria das vezes utilizam apenas em processos de recrutamento e seleção, esquecendo-se de usar no plano de desenvolvimento individual e até mesmo para ajudar os colaboradores em seus relacionamentos interpessoais e processo de comunicação.
Hoje vou trazer algumas dicas de como utilizar os resultados de um teste DISC para dar e receber feedback de forma mais assertiva. Claro, levando em consideração que cada um de nós tem um estilo comportamental, facilidades e dificuldades diferentes frente ao feedback.
De acordo com os estudos comportamentais com base na metodologia DISC, temos quatro estilos diferentes de comportamentos (se analisarmos isoladamente), cada um dá e recebe feedback de forma diferente. Vamos entender um pouco mais de cada um, a saber:
Dominância
Caracteriza pessoas com a necessidade de estar no comando, possuem uma comunicação mais direta e objetiva e suas atitudes são muito mais voltadas ao resultado. Podem não gostar muito de contato físico e mantêm uma certa distância emocional das pessoas.
Possuem a tendência de terem maior facilidade para dar e receber feedbacks negativos, pois elogiar o outro, e até a si mesmo, é muito difícil para este perfil.
Ponto de atenção:
Tomar cuidado na forma como vai dar o feedback, no tom de voz e na leitura não verbal, pois quem está recebendo pode fazer uma leitura errada e o feedback, que era para ser algo construtivo, se torna um problema para ambos os lados. Trabalhar a escuta ativa, a observação, treinar o elogio e a valorização do que é bom no outro, dando assim reforço positivo às suas atividades.
Influência
Uma caraterística forte dos influentes é a necessidade de estar com outras pessoas. Gostam de trabalhar em equipe e tendem a precisar da aprovação do outro em tudo que fazem, o que pode trazer assim um certo medo de rejeição por parte do outro.
Levando estas características em consideração, é um perfil que tem mais facilidade para dar e receber feedbacks positivos, uma vez que gostam de agradar e possuem dificuldade em dizer não e de serem mais negativos.
Ponto de atenção:
Separar o lado pessoal e emocional do profissional. Ser mais imparcial e entender que o feedback deve ser visto como algo positivo e que vai ajudar no desenvolvimento do próximo. Trabalhar mais pautado em dados e fatos e aprender a dar um feedback de forma estruturada e organizada.
Estabilidade
Também um perfil voltado para pessoas, gosta de ser membro de uma equipe, se preocupa em ouvir a todos e não entrar em conflito. Precisa de previsibilidade e saber o passo a passo de tudo que irá executar.
Como é um perfil que evita o conflito também terá uma predisposição a dar e receber feedbacks positivos e, ao receber um feedback negativo, tende a demorar para aceitar o que foi pontuado, pois este perfil precisa de tempo para refletir sobre o que foi dito.
Ponto de atenção:
Assim como o influente precisa estruturar o seu feedback e conversar pautado em cima dos dados e fatos e não das emoções e envolvimento pessoal. Entender que a prática do feedback faz parte das suas atividades no dia a dia. E se planejar com antecedência também ajuda muito este tipo de perfil.
Conformidade
Este perfil possui uma forte tendência a seguir regras e procedimentos, são pessoas mais sérias e mais fechadas, muito detalhistas e perfeccionistas.
Devido ao seu perfeccionismo e a sua necessidade de minimizar erros, sua facilidade é dar e receber feedbacks negativos, pensando somente no que melhorar e não valorizando tudo que ele ou o outro já realizaram de bom.
Ponto de atenção:
Ficar atento se aquele feedback realmente é necessário e se não está sendo exagerado, muitas vezes pode pegar pesado com algo pequeno e simples. Outro ponto é aceitar um feedback positivo e não ficar procurando problemas onde não tem.
O primeiro passo para dar um feedback construtivo e assertivo é eu me conhecer e assim entender o meu estilo. O segundo passo é entender o perfil da sua equipe ou das pessoas que você precisa dar feedbacks. E o terceiro é falar o idioma do outro para que ele entenda que o feedback existe para ajudá-lo e não o prejudicar.
Se você deseja se conhecer melhor e conhecer melhor a sua equipe, então entre em contato. Podemos mapear a todos e criar assim uma cultura de feedback saudável dentro da sua organização.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como utilizar o DISC para dar e receber feedback de forma mais assertiva? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Katia Miyazono
http://www.acertorh.com.br/
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