O profissional que tem sonhos, planos e muita vontade de fazer acontecer, também precisa ter coragem em sua trajetória.
Coragem para arriscar, errar, consertar e, se necessário, para recomeçar.
A trajetória da carreira de um profissional depende basicamente de dois fatores: os externos e internos.
Refiro-me ao externo, aqueles referentes ao contexto no qual o profissional está inserido em todas as influências externas, tanto de outras pessoas, quanto dos ambientes. E o interno referente ao ser humano, o que este profissional sente, pensa, deseja, acredita, age, seus valores, objetivos e prioridades.
Cada um é responsável por suas escolhas e deve assumir as consequências!
Um profissional não necessariamente precisa seguir uma única profissão. Alguns vão pensar que já é desafiador administrar uma profissão, quem dirá mais de uma, outros, por exemplo, vão amar empreender em diversos negócios no paralelo, enquanto alguns vão optar pela família e encerrar sua carreira profissional, ou irão pausar e depois recomeçar…
Cada ser humano é único, e as influências dos dois fatores externos e internos vão impactar diretamente nesta trajetória.
Em se tratando de trajetória, não existe uma fórmula mágica e ou até mesmo um modelo a ser seguido, cada um constrói a sua e a administra como achar melhor!
A trajetória não é apenas as funções que escolheu exercer, mas também as experiências que viveu, o que você produziu, os resultados que gerou, o que você ensinou e aprendeu, e o quanto se desenvolveu durante sua caminhada profissional!
Como você enxerga a sua trajetória profissional?
Ela está coerente com seus planos, com as suas necessidades, prioridades e seus valores?
O que você pode fazer hoje com os recursos que possui e com o conhecimento que tem para fazer esta caminhada mais alinhada com seus objetivos?
Não espere o outro dizer o que você tem que fazer, mas nunca se esqueça de investir em você, no seu autoconhecimento e autodesenvolvimento. Mantenha-se atualizado e atento às oportunidades.
Muitas vezes a vida nos intima a atualizações e a renovações, enviando-nos sinais que muitas vezes recusamos aceitar… A vida é um eterno movimento…
Esteja sempre atento, siga o melhor caminho fazendo acontecer seus planos, realizando seus sonhos e aproveitando todas as experiências desta trajetória!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa