Jornada para fortalecer sua autoconfiança
“Se você tentar o tempo todo ser igual aos outros, quem será igual a você?” (Jacob Petry)
Sabedoria popular que a mãe já reforçava para um filho: “Você não é o outro” ou “Você não é todo mundo”. Pena que ouvimos de um lado e saiu pelo outro. Brincadeiras à parte, mas esse contexto está relacionado com a jornada de autoconfiança.
Na luta pela adaptação e crescimento, condicionamos o nosso jeito de ser com os “modelos de sucesso”, além de comparar quem somos com outras pessoas, que estão em momentos e em graus diferentes na vida. Por conseqüência, a autoconfiança vai diminuindo, caso haja muita divergência na comparação.
Jacob Petry, em um dos seus livros, escreve que o nosso condicionamento está associado a três pilares, a saber:
Individual – quando está associado aos padrões de pensamento e emoções que impedem de manifestar um comportamento assertivo. Por exemplo: medos, incertezas e inseguranças.
Social – a inibição de ser quem somos, mostrar as habilidades e capacidades, a fim de “agradar” quem está à nossa volta, além de pertencer a um grupo de pessoas que traz uma diretriz de regras sociais. Por exemplo: não usar o seu potencial com medo do que vão pensar e/ou necessitar de opiniões para manifestar-se.
Cultural – são os valores e costumes passados de geração a geração. Com frequência estão por muitas vezes associados com as principais crenças e decisões que influenciam a condução de uma vida. Por exemplo: os sentimentos de dever, as tradições e filosofias religiosas.
Consciente desses três pilares de condicionamentos, compreenda que as suas escolhas e comportamentos estão “programados” de acordo com o que acreditou ser o certo. Chegou o momento de assumir o controle da sua vida, e encontrar alternativas de solução para aumentar a sua autoconfiança.
Algumas práticas para desenvolver a sua autoconfiança:
- Escreva características, talentos e qualidades que te tornam uma pessoa única, assim você vai encontrar o seu poder pessoal;
- Eleve o seu padrão de poder pessoal inspirando-se em pessoas que engajam e motivam você;
- Seja guiado por desejos e objetivos alinhados com os seus valores de vida;
- Comece a programar um novo mindset (modelo mental), a começar pelos pensamentos que está alimentando a sua mente.
Ser a sua essência é o que te torna especial no mundo, por isso, entenda que o que mais te afeta não são as circunstâncias ou pessoas, mas a percepção e a reação que tem em cada ato da sua jornada.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aumentar e fortalecer a sua autoconfiança? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Grande abraço,
Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/
Confira também: Como Expandir a Consciência pela Percepção?
Participe da Conversa