Comunicação humanizada – o jeito novo de se relacionar nas empresas!
O ano de 2020 chega à sua metade e os profissionais possuem um novo jeito de ver a vida e de se relacionar com as demais pessoas, estreitando laços e mudando a forma de se comunicar e negociar.
Com o isolamento social, imposto por governantes de muitos países e estados, decorrente da pandemia do COVID-19, as pessoas se adaptaram rapidamente e abusaram do mecanismo eletrônico, aproveitando os recursos de telecomunicações oferecidos pelas operadoras e empresas de ferramentas de comunicação, que apresentaram novos meios de conexão entre as pessoas e familiares, além de profissionais com outros profissionais em todos os cantos do planeta.
O que percebemos nesta evolução foi a mudança de postura de muitos profissionais que entenderam que ficar em casa não é obstáculo para a continuidade do seu trabalho e mostrou aos líderes que é possível manter a performance sem que o colaborador esteja presente fisicamente na companhia, ou seja, criou-se possibilidade de extensão do trabalho para outros públicos e outras localidades, no qual em tempos anteriores seria impraticável, por medo de gerar investimentos, sem prever o resultado final.
As mudanças colaboraram para a ampliação da habilidade mais importante para o profissional moderno – a comunicação!
Estamos vivenciando a geração conexão em tempo real. As pessoas não estão apenas conectadas em redes sociais, mas em ferramentas de chamadas coletivas. Estas tiveram um salto na utilização e consequentemente, as companhias entenderam que é o caminho sem volta, pois amadureceu a cultura de profissionalização do relacionamento entre seus colaboradores.
Não somente o relacionamento ficou mais fortalecido com essa nova maneira de interação, mas a comunicação, na literalidade da palavra, se tornou mais humanizada. Desse modo, fez com que os profissionais entendessem que alguns protocolos podem ser vistos com mais naturalidade. Por exemplo, no meio da reunião de escopo de projetos, o filho começa a gritar ou o animal de estimação a latir, interferindo no ambiente de trabalho. Situações em que os gestores repudiavam no passado e hoje, por estarem na mesma circunstância, todos se divertem com o ocorrido.
A comunicação humanizada é o futuro das companhias. O líder moderno deve entender o seu colaborador pela qualidade, especialidade e a essência que possui. Avaliar os resultados alcançados através de métricas, mas perceber o quanto em valor o mesmo profissional acrescentou aos demais colegas de trabalho. É a valorização dos relacionamentos!
Exercer a comunicação humanizada é estar presente. É permitir que todos os envolvidos participem com suas opiniões, sugestões e ideais para construir pensamentos uniformes entre os departamentos da empresa, gerando a possibilidade de inovação de novos serviços e produtos. Com essa nova filosofia, o cliente absorverá as informações com franqueza e transparência, facilitando novas negociações, aumentando o lucro e faturamento da companhia.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
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